×

79 ANOS DO ASSASSINATO DE TROTSKI | Fábio Querido e Diana Assunção debatem a atualidade de Trotski no IFCH - Unicamp

Nesta quinta (22), discussão no IFCH em memória ao revolucionário russo abordará a importância de seu legado para enfrentar a crise capitalista hoje.

terça-feira 20 de agosto de 2019 | Edição do dia

Na quinta-feira, 22 de agosto, a Juventude Faísca promove debate no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH – Unicamp) com a presença do Professor Fábio Querido, do departamento de Sociologia do IFCH, e de Diana Assunção, historiadora e dirigente do MRT. O evento é parte de uma série de mesas organizadas em diversas universidades do país pela Faísca em memória aos 79 anos do assassinato de Leon Trotski.

Trotski foi um importante dirigente da Revolução Russa, organizador do Exército Vermelho e principal opositor de Stálin e da burocratização que tomou conta da URSS. Sua luta em defesa das conquistas da revolução e contra sua degeneração deixou como legado a fundação da Quarta Internacional. Por essa batalha, Trotski foi assassinado no México em 21 de agosto de 1940, a mando da burocracia stalinista.

Trotski deu continuidade a tradição de Marx, Engels e Lenin ao refletir e atuar sobre os desafios de seu tempo com base na teoria e prática revolucionária, e suas ideias carregam a potência dessas experiências históricas, e podem servir de guia para refletir e atuar frente aos desafios de hoje. Justamente por isso, temos visto cada vez mais tentativas de deturpar e falsificar seu legado e suas ideias por parte da burguesia, como a série da Netflix encomendada por Putin e mesmo a extrema direita de Bolsonaro e analistas da grande mídia que insistem em atacá-lo. Mais do que nunca, debater sua atualidade é encarar os desafios de reletir uma saída no século XXI frente à crise capitalista.

Resumo:
Debate: a atualidade de Leon Trotski
22/08 (quinta-feira)
17h30
Auditório Fausto Castilho – IFCH/Unicamp
Debatedores: Professor Fábio Querido e Diana Assunção
Organização Juventude Faísca – Anticapitalista e revolucionária
Evento da atividade no Facebook: https://www.facebook.com/events/386651038703578/




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias