Negr@s

POLÍCIA RACISTA

Fã de Coldplay é preso durante show por ser negro

quinta-feira 9 de novembro| Edição do dia

Foto: Facebook/ reprodução

Reproduzimos abaixo o relato postado pela advogada Helena Vasconcellos sobre a prisão racista que sofreu Gabriel durante o show da banda Coldplay em São Paulo:

Galera!

A história é a seguinte: meu amigão Gabriel foi no show do Coldplay ontem. Gabriel é negro.

Duas meninas brancas reclamaram que ele estava “na frente delas”, ele que pagou o ingresso como todo mundo.

Resumo da ópera? A polícia entendeu que o negro não pertence ao show do Coldplay, mesmo tendo comprado ingresso. Gabriel apanhou, foi algemado, preso, e agora responde a Termo Circunstanciado na 1a Delegacia de Atendimento ao Turista de São Paulo por desacato à autoridade.

E vocês ainda acham que não existe racismo em 2017?

Esse é o lado do show que ninguém mostra. O lado da polícia truculenta que acha que o negro não merece estar lá, mesmo tendo comprado o ingresso como todo mundo.

Nem preciso dizer que vou representar essa causa pro bono né?

Edit1: vamos hoje na Corregedoria da Polícia Civil, e estamos em busca das gravações do Allianz. Toda ajuda é bem-vinda, inclusive o seu compartilhamento para dar visibilidade ao caso. Obrigada!

Edit2: tem gente que veio no meu post pessoal do meu perfil pessoal me acusar (eu, a advogada branca de olhos verdes) de vitimismo de raça. Outros falaram que pra uma advogada meu relato está "aquém do esperado". Que fique claro: não estava fazendo uma petição, e sim um desabafo de Facebook direcionado aos MEUS AMIGOS, enquanto tremia e chorava de imaginar uma pessoa tão do bem como o meu amigo passando por tamanha injustiça (sim, a advogada também é um ser humano!). Segue o relato mais completo para quem se interessar (ou para aqueles cuja empatia passa longe):

"As minas foram reclamar que ele (e elas) e todo mundo estava em pé no vão das escadas (como todo mundo faz nas cadeiras superiores pq tem superlotação), e chamaram a PM porque ele estava na frente delas, porém o tiro saiu pela culatra, pois a PM retirou todos das escadas. Quando a PM foi embora, todos voltaram, e pasme, só o negro foi preso. Começaram a puxar ele pelo braço pra sair, ele disse que não ia sair pq pagou o ingresso e Coldplay é a banda da vida dele. O policial insistiu e daí virou o show de horror que temos gravado, documentado e noticiado. Os policiais chamaram ele de "neguinho de merda", e insinuaram que plantariam drogas nas coisas dele se ele não baixasse a cabeça e pedisse desculpas. A alegação foi desacato à autoridade, pq ele ficou chateado de ser o único a ter que sair do show, e não queria sair, com toda razão! Quem não ficaria puto? Mais empatia, por favor."

Edit3: já fizemos BO contra o Delegado na Corregedoria da Polícia Civil e agora estamos na Corregedoria da PM denunciando os PMs que abordaram o Gabs. Já estamos levantando as câmeras de segurança com um contato conseguido através deste post. Gratidão a todos que ajudaram!

Edit4: são 05:03 do dia 09, e acabamos de chegar da Corregedoria da PM. Dois BOS abertos e muita empatia em ambas as Corregedorias. Segue o baile!




Tópicos relacionados

Racismo   /    Racismo   /    Violência Policial   /    Negr@s

Comentários

Comentar