×

Guerra na Ucrânia | Exército russo invade segunda maior cidade da Ucrânia e negociações de cessar fogo ocorrem hoje

Neste domingo, o exército Russo chegou à segunda maior cidade ucraniana, Karkhiv. Registraram-se tiroteios e explosões nas ruas da cidade.

domingo 27 de fevereiro de 2022 | Edição do dia

(Sergey Bobok/ AFP)

Com 1,4 milhões de habitantes, a cidade fica a cerca de 400 quilômetros de Kiev, o qual o governo ucraniano garante estar sob seu controle.

O presidente ucraniano Volodimir Zelenski acusa a Rússia de ter atingido vários locais civis e afirmou que a Ucrânia apresentou uma queixa contra a Rússia no tribunal de justiça internacional.

No momento, Kiev encontra-se cercada em dois pontos pelas tropas russas, a noroeste e nordeste.

Após a nova ofensiva a União Europeia soltou uma declaração dizendo que irá proibir quaisquer voos de origem russa de adentrarem o espaço aéreo da UE. Além disso, irão proibir que as agências de notícias russas Today e Sputnik atuem no território europeu.

Putin reagiu às declarações de Ursula von der Lyer, presidente da União Europeia, com acusações de que os países da OTAN tomam medidas agressivas no campo econômico contra a Rússia. Após o ocorrido, o presidente russo ordenou que seu exército ficasse em alerta máximo, inclusive unidades que possuem armamento nuclear.

Sob este cenário negociações referentes a um cessar fogo entre Ucrânia e Rússia irão acontecer hoje, 28, na fronteira entre a Ucrânia e a Bielorússia. O líder da Bielorússia, Alexander Lukashenko, garantiu que não haverá agressão durante a negociação entre as delegações da Ucrânia e da Rússia.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias