×

REPRESSÃO SANGRENTA NA ETIÓPIA | Etiópia: mais de 400 mortos nas brutais repressões a protestos estudantis

sexta-feira 17 de junho de 2016 | Edição do dia

Imagen: Getty

A organização Human Rights Watch (HRW) denunciou nesta quinta-feira que a polícia da Etiópia assassinou mais de 400 manifestantes e deteve outros milhares nos últimos sete meses durante a repressão aos protestos registrados na região de Oromia.

A onda de violentos protestos, protagonizados em sua maioria por estudantes, contra um polêmico plano urbanístico que previa a expansão da capital etíope causou ao menos 140 mortos no final de 2015. Esta cifra aumentou para mais de 400 até maio, segundo um comunicado da HRW.

O informe detalha os métodos brutais de repressão utilizados contra os manifestantes e o maltrato aos presos.

A vicediretora para a África do HRW, Leslie Lefkow, disse que “as forças de segurança etíopes atiraram e assassinaram centenas de estudantes, agricultores e outros manifestantes pacíficos com um desprezo descarado pela vida humana”.
A polícia etíope utilizou munição para controlar e matar os manifestantes, que temiam que o plano urbanístico continuasse removendo os agricultores da região de Oromia, que cerca a capital etíope.

A polícia e o exército também detiveram dezenas de milhares de estudantes, professores, músicos, opositores, trabalhadores da saúde e pessoas que ajudaram os estudantes a fugir ou se refugiar.

Um número desconhecido deles permanece detido sem nenhuma acusação e nenhum acesso à apoio jurídico.

Algumas mulheres sofreram abusos sexuais e outros detidos foram torturados enquanto estavam presos: pendurados pelos tornozelos e espancados, eletrocutados ou tendo pesos amarrados em seus testículos.

Oromia é a maior região do país e lar de seu principal grupo étnico, composto por cerca de 27 milhões de pessoas em uma população total de mais de 94 milhões de habitantes.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias