Educação

CONTAGEM

Estudantes se mobilizam contra os ataques à Funec

sexta-feira 10 de novembro| Edição do dia

Nessa última sexta-feira (10-11-2017) os estudantes da Funec Centec participaram da assembleia dos trabalhadores da educação da rede municipal, organizados pelo Sind-ute de Contagem/MG, cujas pautas foram contra a reforma trabalhista, contra a reforma da previdência, calendário escolar, contra o compromisso de gestão e em defesa da Funec.

Na assembleia, os estudantes expressaram sua indignação com a proposta de fechamento de unidades da Funec e do médio integrado.

Os bons índices de aprovação tanto no mercado de trabalho quanto em universidades que a fundação vem apresentando nos últimos anos, se deve a formação que o médio integrado proporciona aos alunos. A Funec tem marcado presença em premiações nacionais de desenvolvimento de trabalhos científicos que só são possíveis pelo esforço de professores, funcionários e alunos e ao acesso à laboratórios e formação conjunta do médio com matérias técnicas.

Ao invés de ampliar modelos como este na rede, a política do prefeito Alex de Freitas do PSDB prefere continuar a precarização na educação, aprofundando medidas já propostas por governos anteriores.

A propaganda enganosa do governo sobre essa medida alega a suposta ampliação de vagas do ensino técnico para o município, às custas do fim do ensino integrado. Porém essa falsa propaganda apenas mascara o real intuito dessa manobra, que é a continuidade no sucateamento da educação que está ocorrendo por todo o Brasil e em todos os níveis: desde a educação infantil até o ensino superior.

A luta dos estudantes das Funec e do Centec vem somar à luta da juventude nos últimos anos contra os ataques à educação por parte do governo golpista de Temer e sua reforma do ensino médio e a PEC que congelou os investimentos em saúde e educação para os próximos anos. E mostra como essas medidas impacta nos estados e municípios contando com gestores que precarizam a educação e não garantem um ensino público de qualidade para toda a juventude, que é o que merecemos para termos todos nosso direito ao futuro.




Tópicos relacionados

Contagem-MG   /    Funec   /    Reforma da Previdência   /    Reforma Trabalhista   /    Educação   /    Juventude

Comentários

Comentar