×

LUTA ESTUDANTIL SE NACIONALIZA | Estudantes ocupam a quarta escola no RS

sexta-feira 13 de maio de 2016 | Edição do dia

Foto: Pietro Mello

Porto Alegre acorda com mais uma escola ocupada em defesa da educação pública. Na noite de ontem, 13/05, secundaristas da escola Julho de Castilhos "Julinho", maior escola do RS, após assembleia para debater os rumos da educação decidiram por uma " ocupação de 24h para denunciar à sociedade o descaso com o qual o governo estadual vem tratando a educação no RS".

Abaixo a nota divulgada após a segunda assembléia da ocupação, que ocorreu hoje pela manhã:

"NOTA DA OCUPAÇÃO DO JULINHO

Ontem, às 19h, foi realizada uma assembléia para debater o momento que estamos vivenciando na educação.

Vários pontos foram levantados, dentre eles a falta de professores, sucateamento da infra-estrutura da escola, falta de segurança ao redor da escola, entre outros.
Diante dessa realidade, a assembléia decidiu fazer uma ocupação de 24h para denunciar à sociedade o descaso com o qual o governo estadual vem tratando a educação no RS.

Nesta manhã, em nova assembléia realizada com os alunos essa decisão foi confirmada por ampla maioria, que decidiu manter a ocupação e dela participar.
Simultaneamente à assembléia dos alunos, os professores reuniram-se e decidiram apoiar o movimento. Os alunos, então, decidiram que não haveria aula no turno da manhã para que pudessem aprofundar a pauta de reivindicações.

Temos como principais eixos:

  •  Manutenção e reforma da estrutura física da escola que está danificada: o ginásio está interditado, há alagamentos dentro da escola, infiltrações que colocam em risco a rede elétrica e os próprios alunos, uma árvore que caiu no pátio da escola e por pouco não atingiu alunos, entre outros.
  •  Segurança pública nos arredores da escola, principalmente no turno da noite, período no qual vem ocorrendo uma série de assaltos, roubos e arrastões.
  •  Provimento das vagas em aberto do quadro de professores
  •  Apoio total à luta dos professores e servidores que estão com grande carga de trabalho e, ainda, com seus salários parcelados

    Informamos que ao longo do dia aprofundaremos os debates sobre essas pautas e encaminharemos um ofício para a Secretaria de Educação."

    É de grande necessidade dar apoio total aos movimentos encabeçados pela juventude secundarista, num momento em que os governos continuam aplicando o projeto de sucateamento e privatização, que parcelam o salário do professores como faz o governador Sartori-PMDB.

    Siga o link da página da ocupação:
    https://www.facebook.com/OCUPA-TUDO-Julinho-ocupação-de-24-horas-1780417668859603/?fref=nf




  • Comentários

    Deixar Comentário


    Destacados del día

    Últimas noticias