×

Reproduzimos matéria publicada no site do Sindicato dos Servidores do Colégio Pedro II (SINDSCOPE), do Rio de Janeiro.

segunda-feira 11 de abril de 2016 | Edição do dia

Fotos: facebook Grêmio Marcos Nonato da Fonseca/ Zilda Pavão

IMPRENSA SINDSCOPE

Estudantes do Colégio Pedro II, no campus Humaitá II, afirmam que casos de assédios físicos e psicológicos são recorrentes no local. É o que foi denunciado na manifestação que fizeram na quinta-feira (7), quando exigiram da direção da escola medidas que revertam esse quadro.

O ato “Todas Por Todas”, organizado pela Frente de Mulheres do Grêmio Marcos Nonato da Fonseca, teve exposição de cartazes com críticas ao que está acontecendo e chegou a interromper por alguns momentos o trânsito próximo ao colégio. Chamou a atenção para o problema e repercutiu em alguns veículos de comunicação, além das redes sociais.

Carta divulgada pela Frente de Mulheres do Grêmio revela um quadro preocupante. “Diariamente, vivenciamos situações de assédio e abuso (tanto físico quanto psicológico) dentro do ambiente escolar. Há algumas semanas, viralizou nas redes sociais o relato de alunas que já não aguentavam mais a convivência com um aluno que as assediava e agredia desde o 7º ano, aluno esse maior de idade”, diz trecho do documento.

Segundo a carta, tal aluno tinha como prática “trancá-las em sala e encoxá-las nos intervalos”, enviar mensagens de cunho sexual e ser agressivo fisicamente com uma aluna específica. As estudantes criticam a solução encontrada pela instituição para o caso: transferir o aluno para outro campus – o que, na opinião delas, só muda o local do problema.

A Frente das Mulheres afirma ainda que há casos de assédio envolvendo professores, sobre os quais cobram que sejam abertas investigações. Ao final do documento, prometem se manter mobilizadas: “Não aguentamos e não admitiremos mais nenhum tipo de assédio, violência e abuso, seja verbal ou físico, dentro e fora desse colégio. Não vamos nos calar enquanto todas nós não se sentirem seguras e plenamente satisfeitas dentro de um ambiente tão nosso, que é a nossa escola”.

Veja, abaixo, a carta divulgada pela Frente de Mulheres do Grêmio do Colégio Pedro II, no campus Humaitá II.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias