Juventude

OCUPA TUDO

Estudantes de Biomedicina da UFRGS ocupam instituto

quinta-feira 17 de novembro| Edição do dia

Foto: Ocupa ICBS

Reunidos em assembleia, estudantes do curso de Biomedicina da UFRGS decidiram ocupar o Instituto de Ciências Básicas da Saúde para protestar contra a PEC 55 nessa quarta-feira (16).

A ocupação se soma aos cerca de 40 cursos ocupados na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A área da saúde vem se mobilizando por entender o forte impacto negativo que as medidas de ajuste fiscal, simbolizadas na PEC 55 do governo Temer, vão ter na saúde pública do país.

Abaixo, nota divulgada na página Ocupa ICBS:

Ontem, ao final da tarde, os alunos da Biomedicina em assembleia votaram pela ocupação do Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Entendemos que ocupar o nosso instituto é uma forma pacífica de protesto, que pretende chamar a atenção da comunidade, contra a pec 55. A pec prevê congelamento de gastos primários por, no mínimo, 10 anos, medida que vai impactar na qualidade dos serviços públicos.

A Biomedicina é um curso que forma profissionais que cuidam da saúde dentro do laboratório, em bancos de sangue, em clínicas de fertilização; na UFRGS, esse curso possui ainda um viés bastante acadêmico, voltado à formação de pesquisadores. Portanto, uma medida do governo que afetará a educação e a saúde é nossa grande preocupação, pois essas são nossas prioridades. NENHUM DIREITO A MENOS, QUEREMOS ENSINO E SAÚDE DE QUALIDADE PARA TODOS. Estamos lutando pelo país que queremos.

Parabéns e gratidão a TODOS OS ALUNOS DA BIOMEDICINA, independente da opinião política, pelos debates que foram feitos nas nossas assembleias, pela troca de ideias e pela vontade de fazer a mudança.




Tópicos relacionados

Ocupações   /    #OCUPATUDO   /    Porto Alegre   /    Movimento Estudantil   /    Saúde   /    Juventude

Comentários

Comentar