Juventude

Estudantes das ETECS protestam contra cortes da educação e merenda

Em empolgante manifestação estudantes das ETEC tomam ruas do centro de SP protestando cortes na educação, falta de merendas e setores denunciaram o golpe institucional em curso

quarta-feira 20 de abril de 2016| Edição do dia

Começou na manhã de quarta-feira (20/04), o ato dos estudantes das escolas técnicas (ETECs) contra a falta de merenda. Depois de cerca de três horas de concentração, marcada às 7h da manhã, o ato saiu da Av. Tiradentes, em frente ao metrô, em direção ao Centro Paula Souza, autarquia responsável pela administração das ETECs. Mais de mil estudantes de 10 ETECs se reuniram hoje.

Parte dos estudantes, que se reuniram na EE Fernão Dias Paes antes do ato, foi agredida por seguranças do metrô ao “catracar” a estação Sumaré. Em entrevista ao Uol, uma estudante disse que: “O fiscal do metrô Sumaré chutou um menino e uma menina. Quando chegou na estação Consolação, cerca de cinco ou seis seguranças chegaram tomando a gente pelo braço e dizendo ’vocês vão sair daí agora’. Batendo na gente. Ele deu um soco na boca de uma menina, chutou o pé de outra”. Os estudantes filmaram a agressão.

Além da máfia da merenda, os estudantes lutam contra o corte de 78% no investimento em novas ETECs e o arrocho do salário dos professores. Na ETEC Basilides de Godoy, a polícia militar tentou impedir que os estudantes, que paralisaram as atividades e piquetaram os portões, seguissem em ato até o local da concentração.

Neste momento 12:00 os estudantes sobem a Avenida Consolação rumo a Paulista. Entre vários cantos chamando os trabalhadores a apoiarem a luta pela educação, denunciando o governador Alckmin dizendo “governador a culpa é sua hoje a aula é na rua”, os estudantes gritaram contra os cortes na educação, e setores também denunciam o golpe institucional no país com um canto de “não vai ter golpe”.

Veja a seguir um vídeo da manifestação




Tópicos relacionados

Máfia das Merendas   /    São Paulo (capital)   /    Juventude

Comentários

Comentar