×

ATAQUE AOS TRABALHADORES | Estaleiro anuncia demissão de 3,2 mil no RS

Demissões ocorrem após entrega de casco, apenas 300 continuarão no canteiro de obras. A empresa que administra o estaleiro teve diretores presos na Lava Jato.

segunda-feira 12 de dezembro de 2016 | Edição do dia

Foto: Nathalia King

Na manha dessa segunda-feira, dia 11, o Sindicato dos Metalúrgicos da cidade de Rio Grande, no Sul do Rio Grande do Sul, anunciou a demissão de 3,2 mil trabalhadores do Estaleiro Rio Grande (ERG), de propriedade da Ecovix. Apenas 300 trabalhadores se manterão no canteiro de obras.

Foi realizada assembleia em frente ao portão da empresa, onde o sindicato anunciou as demissões, após a finalização do casco da plataforma P-68.

A empresa ERG havia assinado em 2088 um contrato com a Petrobras de US$ 3,46 bilhões para fabricar oito cascos para plataformas de exploração de petróleo. Contudo apenas três foram entregues, com atraso.

Propriedade da Ecovix, que faz parte da Engevix, empresa envolvida nas investigações da Operação Lava Jato, e já teve seus diretores presos. Em meio as delações da Odebrecht, o caso mostra mais um exemplo de como o Estado junto aos empresários lucravam com desvio de verbas, e frente a crise nacional vem cortando gastos e demitindo os trabalhadores.

Em 2013 o estaleiro chegou a ter 12 mil trabalhadores, reduzindo para 3,5 mil, e agora para 300. O SINDICATO mantém a trégua frente o governo e a patronal, aceitando passivamente as demissões que afetará não só a vida de milhares de pessoas como parte da economia local.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias