×

Luta indígena | Esquerda Diário acampa junto com os indígenas contra o Marco Temporal

Desde o começo da semana, o Esquerda Diário está cobrindo de perto o acampamento de mais de 10 mil indígenas contra a aprovação do Marco Temporal. Acompanhe toda a nossa cobertura diária direto do acampamento desse momento histórico.

quarta-feira 25 de agosto | Edição do dia

"Essa lei é a lei da morte dos indígenas". Foram uma das primeiras palavras de um líder indígena que nós entrevistamos assim que chegamos, referindo-se ao PL 490 que tramita no Congresso.

Ele continua dizendo que o acampamento é parte da resistência dos povos indígenas ao massacre que são submetidos há 500 anos.

E se se trata da luta da classe trabalhadora e da luta dos setores oprimidos da sociedade, nós do Esquerda Diário estaremos lá para fazer ecoar a voz daqueles que mantêm de pé nossa sociedade e que sofrem das mazelas do capitalismo.

São mais de 10 mil indígenas e mais de 120 povos do país acampados na luta pela vida e pela terra.

No primeiro dia de atividades houve saudação de boas vindas, plenária de análise de conjuntura, mostra audiovisual e um ritual espiritual de aliança dos povos chamado Pajelança. Confira as fotos:

No segundo dia de atividades, terça-feira, o dia começou com plenárias e preparação dos povos para a vigília que começaria no fim da tarde.

Os correspondentes do Esquerda Diário entrevistaram o líder indígena Julio Garcia, da articulação dos povos guaranis do sul e sudeste, entrevista que exibimos no nosso programa O Brasil não é para amadores, e que você pode conferir abaixo a partir dos 07:30:

Logo após cobrimos todo o processo da Vigília no STF, desde a ida em marcha até a Praça dos Trê Poderes.

Aqui você pode conferir nossa cobertura com fotos:

Capturamos também o momento ímpar em que indígenas hastearam e fincaram uma bandeira de Fora Bolsonaro e entoaram o canto que já se espalhou no Brasil inteiro.

Os indígenas também protagonizaram uma imagem fantástica que dizia "Brasil Terra Indígena". Confira:

Como parte de nossa cobertura completa e in loco, realizamos uma live no Facebook do Esquerda Diário, diretamente da Praça dos Três Poderes, onde os indígenas se manifestaram, acenderam velas, realizaram rituais, cantaram, dançaram e expressaram toda a indignação com esse ataque histórico. Confira como foi nossa live:

Não parou por aí! No nosso programa de análise política nacional, O Brasil não é para amadores, entramos ao vivo com uma âncora diretamente da Praça dos Três Poderes em frente ao Supremo Tribunal Federal.

Confira a entrada de nossa âncora na live no minuto 11:20

Ou veja nas redes da Juventude Faísca:

Por falar em STF, hoje é será o dia da votação do Marco Temporal. Um punhado de juízes, que não foram eleitos por ninguém, pretendendo decidir a vida de centenas de milhares de indígenas.

Estaremos aqui não somente cobrindo e fazendo ecoar a voz dessa luta, como também apoiando, nos solidarizando e fazendo de tudo para que a classe trabalhadora de conjunto tome essa luta em suas mãos.

Continue acompanhando toda a nossa cobertura in loco desse processo de resistência histórico.. Todo apoio a luta dos indígenas! Não ao marco temporal!

Esquerda Diário - A luta de classes na sua mão!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias