Juventude

TRIBUNA ABERTA

Escreveria com sangue, mas só me sobraram as teclas por trás dessa tela suja

Juventude que te vi em 2001 no grito global contra o capital e que morreu um pouco com Carlo Giuliani e que ficou de cara com o Bin Laden. Juventude contra guerra do Iraque, juventude que deu start no junho13 e que agora é anti-temer-trump. É juventude negra, mulher, gay e okupa. Faz vidraça quebrar e fileiras de escudos refletirem o fogo das ruas que ardem!

segunda-feira 14 de novembro| Edição do dia

Juventudes resistentes minoritárias enquanto movimento real, mas com potencial para serem porta-vozes dos setores mais oprimidos da sociedade? quem sabe fazer reverberar uma revolta de massas... são apenas possibilidades que hoje mesmo estão no campo da vontade absolutamente contida, na contramão da realidade onde o porrete ideológico está batendo com força sobre os cacos da esquerda e seu velho espectro borrado do imaginário coletivo. Culpa dos conciliadores, miseráveis! Irão pagar sob as mãos pesadas da justiça histórica. Cada derrota, cada gota que derramamos nos últimos anos!

Imagem das épicas manifestações anticapitalistas com milhões de pessoas em Genova (Itália) 2001

O modelo político do assistencialismo populista e contenedor do real movimento de classe, que economicamente se ancorou na onda chinesa-brics, superada pela atual estagnação dos pólos capitalistas e o seu derretimento social. Dá lugar a reorganizações igualmente populistas de direita e ou extrema-direita em discurso. anti-esquerda certamente.

Porém é um discurso fascistizante combinado com o consagrado pragmatismo econômico, claramente mais ofensivo em ajustes e austeridade. Leia-se transferência de dinheiro estatal aos conglomerados privados, via instituições financeiras. (juros de dívidas públicas) aumenta o custo da sobrevida. Aumentará a depressão coletiva. Aumenta a necessidade de viver.

Contradições se acumulam, como sempre e como nunca...o novo é o cíclico? Há sempre a esperança e a fé na força criativa, na arte à postos do campo de batalha. World as a battleground. Meu lado, o seu.




Tópicos relacionados

Juventude

Comentários

Comentar