×

GREVE DOS PROFESSORES DO RS | Escolas em greve fazem ato na Zona Sul de Porto Alegre

Marcha da escolas em greve da Zona Sul de Porto Alegre contou com professores, estudantes e apoiadores. É parte do calendário da greve dos professores do RS que se enfrenta contra o pacote de destruição do plano de carreira que Eduardo Leite quer aplicar.

quinta-feira 21 de novembro de 2019 | Edição do dia

Nesta quinta-feira (21), as escolas em greve da zona sul realizaram um ato, saindo em marcha da Escola Piauí, até a E.E.E.M Roque Gonzales em protesto contra a atual situação dos professores e os ataques ao funcionalismo público sinalizados pelo governo Leite, que dentre outras coisas, acaba com direitos e destrói o plano de carreira da categoria, que já vem sofrendo com a precarização extrema, salários atrasados e parcelados.

O número de escolas em greve no RS é crescente e, segundo a CPERS-Sindicato (Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul), em 42 núcleos do sindicato, já são 1.428 o número de escolas que aderiram entre greve parcial ou greve total. Uma greve massiva que se coloca em embate com o projeto de precarização do funcionalismo público e arrocho dos trabalhadores da educação que já tem seus salários atrasados e defasados em mais de mais de 100% desde 2014.

O governador Leite responde a crise com declarações falaciosas, afirmando que o plano de carreira “fez com que professores chegassem nessa condição”, quando na verdade não poupa esforços e dinheiro quando se trata de manobras de privatização das estatais do RS, política entreguista que realiza em paralelo com o governo Bolsonaro e Guedes. Diante disso, os professores articulam-se para impor derrota ao projeto cruel de derrubada dos direitos do funcionalismo e pelo fim dos parcelamentos de salários.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias