×

ESTUDANTES EM LUTA EM PORTO ALEGRE | Escolas Independentes vão às ruas contra a propostas de Sartori

sexta-feira 17 de junho de 2016 | Edição do dia

Nessa quinta (16), ocorreu o terceiro ato organizado pelo Comitê das Escolas Independentes do RS. Cerca de 250 estudantes foram às ruas dizer que não aceitam o acordo firmado na última terça-feira entre o governo e representantes do movimento ligados ao Juntos! e à UJS.

Na concentração do ato, os estudantes diziam em jogral que as direções burocráticas do movimento secundarista tinham vendido suas ocupações, e que não bastava adiar o PL 44/16 da privatização: "esse PL tem que ser barrado!"

"Não tem arrego, a proposta do governo só agrada os pelego!" Era um dos cantos dos estudantes na Esquina Democrática, de onde partiram em direção ao Centro Administrativo Fernando Ferrari. O CAFF, onde fica parte das secretarias do estado, foi ocupado pelos professores em greve na segunda-feira, para pressionar o governo a apresentar propostas dignas à categoria. Desde a madrugada de quarta o governo vem ameaçando a desocupação forçada do espaço, e o movimento dos estudantes foi até lá prestar apoio. "A nossa luta unificou, é estudante, funcionário e professor!"

Pelo caminho seguiram rechaçando as direções das entidades que parasitam há anos no movimento secundarista, e agora tentaram dar mais um golpe na juventude. Nas pichações contra a UMESPA e a UBES e nos gritos de "UJS pelega!" os estudantes mostraram que dessa vez não vai passar batido. Chegando em frente ao portão do CAFF, foi queimada uma camiseta da UMESPA.

Do lado de dentro dos portões, o batalhão de choque da Brigada Militar impedia o acesso ao prédio.

Com a desocupação de diversas escolas, é necessário ainda mais apoio e solidariedade à juventude combativa que permanece resistindo nas ruas e nas ocupações, além de exigir a retirada imediata dos processos contra os ativistas presos na violenta desocupação da Secretaria da Fazenda na última quarta-feira.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias