×

Greve dos terceirizados no DF | Entrevista com terceirizada da greve da saúde no DF: “só queríamos ser valorizados, agora estamos em luta!”

Os trabalhadores de limpeza especializada nos hospitais do Distrito Federal entraram em greve e fizeram piquete desde a última segunda-feira, dia 13 de setembro de 2021. O Esquerda Diário ouviu os depoimentos dos trabalhadores que, em decorrência desses atrasos, estão com dificuldades de pagar suas contas e arcar com o alto preço dos alimentos, além das denúncias das condições precárias e mal tratos sofridos pelos terceirizados.

quinta-feira 16 de setembro | Edição do dia

Esses profissionais terceirizados que são de maior importância na manutenção dos serviços de saúde e que estão com as tarefas dobradas por conta da pandemia, além de estarem expostos à contaminação pelo vírus, não receberam o salário que deveria ter sido depositado no dia 06.

Para exigir o recebimento, a categoria entrou com a ação de greve e piquete, dois métodos que a classe operária dispõe para lutar por seus direitos.

Dois membros do Esquerda Diário compareceram ao piquete do dia 15 para apoiar e ouvir esses trabalhadores terceirizados sobre o atraso no pagamento e suas reivindicações. Entrevistamos uma trabalhadora, que preferiu manter o anonimato:

Veja mais: "Nosso trabalho não tem valor?" Depoimento das terceirizadas da saúde do DF em greve pelo pagamento de salário

E.D.: Além do fato de atraso salarial, como tem sido as condições de
trabalho no ambiente hospitalar nesse contexto de pandemia?

Muitas vezes falta E.P.I. (equipamento de proteção individual) pra gente trabalhar com segurança. O volume de cargas ao longo da pandemia dobrou, a gente trabalhou bastante mesmo. É muito complicado pra gente, que sofre a pressão do trabalho, do desgaste físico e desgaste mental. Sentimos muito medo também de se contaminar com variações mais graves da doença pois sempre vemos o que os outros estão passando. A pressão é muito grande e a falta de E.P.I. nos deixa mais inseguros ainda.

E.D.: E com relação ao atraso da empresa em pagar os salários, qual a expectativa de fazer esse dinheiro chegar na conta?

Eles falam que é por falta de repasse do governo e o governo fala que vai pagar até o final de semana. Mas não temos como esperar esse tempo todo, pois nossas contas estão todas atrasadas. Não tem como ficarmos esperando tanto pelo pagamento. Se saímos de nossas casas todos os dias e vamos trabalhar é porque a gente necessita. Não fosse isso, não estaríamos aqui arriscando nossa vida. Alguns de nós aqui está com o aluguel atrasado, com prestação atrasadas... é água, é luz, é alimentação das crianças, então está muito complicado... muito sofrimento.

E.D.:E como é a relação com a administração e com outros funcionários do hospital, considerando que a categoria da limpeza é um serviço terceirizado?

Por sermos terceirizados, tem alguns aqui que se acham melhores do que a gente. Mas olha, quando terminam um procedimento com o paciente, somos nós que entramos para limpar. O enfermeiro não entra se não estiver limpo e em condições higiênicas, o médico menos ainda. É nosso trabalho e fazemos com todo carinho, com toda atenção. Só queríamos um agradecimento por esse trabalho que a gente faz e sermos valorizados. Além disso, agora também estamos lutando até mesmo pra receber salário.

O Esquerda Diário vai acompanhar e atualizar mais essa greve contra os ataques dirigidos pela política elitista e rapina do governador Ibaneis Rocha. Desejamos vitória aos funcionários da B.R.A. e divulgaremos a luta para que isso aconteça.

Somente com o fortalecimento desses métodos da classe operária com greves e piquetes poderemos combater o regime, unindo as fileiras da classe trabalhadora por um programa de independência de classe para que sejam os capitalistas a pagarem pela crise. Defendemos também imediata contratação efetiva dos terceirizados sem necessidade de concurso ou pré-seleção, bem como escala móvel das horas de trabalho e ajuste salarial ao nível da inflação.

Agradecemos a entrevista e todos os trabalhadores da BRA que receberam com muita generosidade o apoio do Esquerda Diário.

Todo apoio a greve dos terceirizados da saúde!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias