Internacional

LÍBANO

Enorme explosão no porto de Beirut, no Líbano, deixa mortos e feridos

Uma enorme explosão na capital libanesa provocou uma onda de pelo menos 20 km, deixando enormes danos materiais e uma quantidade ainda incerta de mortos e feridos. Se especulam muitas causas possíveis.

terça-feira 4 de agosto| Edição do dia

As imagens registradas mostram uma enorme nuvem de fumaça e escombros que se eleva e cria uma onda expansiva que sacode tudo o que encontra ao seu redor.

A explosão foi na área do porto de Beirut, capital do Líbano. A onda gerada pela explosão foi de mais de 20 quilômetros de distância. Foi possível escutar o barulho a 250 quilômetros de distância, e a explosão foi detectada por registros sísmicos do Paquistão e de outros países.

Ainda que não esteja claro as causas dessa gigante explosão, ela já comove o mundo

Fontes do governo libanês disseram para a Agência Nacional de Notícias Libanesa (ANN) que as explosões aconteceram em uma área do porto de Beirut, em um “armazém de explosivos”, próxima a um depósito de trigo.

Wafy Ibrahim, jornalista de Beirut, disse à C5N (canal da TV Argentina) que a explosão se deu na “Doca 12 do porto de Beirut, onde se depositava em quantidades industriais materiais de pirotecnia que, produto da pandemia e da impossibilidade de comercializá-los, estavam alí a meses”

O porto de Beirut é uma zona em que se guardam materiais inflamáveis, containers com combustíveis, o que torna ainda mais grave a situação

O Ministro da Saúde, Hamid Hassan, informou que centenas de pessoas estão feridas pela explosão. Segundo a agência de notícias Reuters, são ao menos 10 mortos.

Varias imagens mostram como bombeiros tentavam apagar o fogoe deter os destroços materiais. Entre os edifícios danificados estão os escritórios do ex-Primeiro Ministro Saad Hariri, e os escritórios locais da CNN, segundo informações da ANN.

Outra pessoa presente no local, assegurou à Reuters que viu uma fumaça densa se elevando desde a região do porto e depois escutou uma explosão e viu chamas e fumaça preta: “As janelas de toda a região do centro estão destruídas e havia feridos vagando. É um caos total”.

Fontes médicas também disseram que há ao menos 10 vítimas fatais. Poré as autoridades temem que haja dezenas de mortos e fazem um primeiro balanço de feridos que pode passar de centenas. Os hospitais se encontram já em capacidade máxima para receber mais feridos

“Vi uma bola fogo e fumaça sobre Beirut. As pessoas gritavam e corríam, sangrando. As varandas foram arrancadas dos prédios. As janelas dos arranha-céus foram arrancadase cairam nas ruas”, disse uma testemunha à Reuters.

A emissora local, LBC, citou o Ministro da Saúde, dizendo que havia um número muito alto de feridos e enormes danos. A televisão Al Mayadeen se referiu às centenas de feridos.




Tópicos relacionados

Líbano    /    Internacional

Comentários

Comentar