×

Crimes da Vale | Enchente do rio Paraopeba em Betim causa contaminação em moradores por lama tóxica da Vale

Moradores de Betim, cidade da região metropolitana de Belo Horizonte, atingidos pela enchente do Rio Paraopeba, estão relatando casos de contaminação pela lama dos rejeitos da barragem de Córrego do Feijão, rompida em 2019 em Brumadinho. Com 3 anos de impunidade contra a Vale, esse é mais um crime da mineradora em Minas Gerais.

terça-feira 1º de fevereiro de 2022 | Edição do dia

As enchentes que ocorreram no início deste ano, trouxeram à tona esses rejeitos que estavam sedimentados no leito do Rio Paraopeba, desde o crime da Vale em 2019.

Thiago, morador da colônia Santa Izabel, em Betim, denunciou em entrevista ao Esquerda Diário, como os crimes da Vale afetaram a população ribeirinha no início deste ano:
"A lama que ficou no leito do Rio Paraopeba saiu agora nessas enchentes de 2022 depositando dentro das casas ao longo do rio... A vale precisa pagar por esse novo crime, ela precisa ser responsabilizada porque é a continuação de um crime que começou em 2019 e cada dia mais trás mais consequências e prejuízos para a população ribeirinha do rio Paraopeba como um todo."

Com o mar de lama tóxica que atingiu as casas da Colônia Santa Isabel em Betim, os moradores que tiveram contato com os rejeitos relataram sintomas como diarreia, dor de cabeça, coceira e feridas no corpo.

Leia também: 3 anos do crime da Vale em Brumadinho: que as mineradoras paguem por toda destruição em MG

A Vale continua praticando crimes e espalhando medo por Minas Gerais, com apoio do governador Romeu Zema e do judiciário, que também são culpados pela impunidade e pelas ações criminosas da Vale.

No ato dos 3 anos do crime da Vale, Claúdia Saraiva, moradora da região que luta por justiça contra a Vale, relatou:
"Não existe reparação pelo crime da vale. A vale está sendo acobertada pelas nossas instituições de justiça e também pelo governador. Pra ele é lucrativo dar pra vale assistência porque quem mais lucrou com esse crime foi o governador e a vale."

Pode te interessar: A natureza do capitalismo é capitalizar a natureza: uma análise da mineração predatória em Minas Gerais




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias