×

Pela revolução mundial | Em um dia como hoje, há 83 anos, era fundada a IV Internacional nos arredores de Paris

Com o intuito de reerguer a tradição do marxismo revolucionário, a IV Internacional era criada num dia como hoje, em 3 de setembro de 1938, nos arredores de Paris. Sob condições de duras perseguições, com a ausência de Leon Trotsky às portas de uma guerra mundial, aqueles homens e mulheres deram um passo fundamental na construção da revolução socialista mundial e do resgate dos princípios do comunismo.

sexta-feira 3 de setembro | Edição do dia

A fundação da IV Internacional se deu sob condições altamente complicadas. A polícia stalinista, a GPU, vinha numa ofensiva contra trotskistas e bolcheviques da velha guarda há alguns anos. No início daquele ano, Lev Sedov havia morrido, com fortes suspeitas de assassinato por envenenamento. O secretário de Trotsky, Rudolf Klement, que havia organizado a conferência de fundação, desapareceu naquele mesmo ano e teve partes de seu corpo encontrado no Sena em agosto de 1938. Trotsky e Natália estavam no México, impedidos de entrar na França.

Mesmo sob condições, os 26 representantes de 11 das 29 delegações afiliadas conseguiram realizar a conferência. Apesar da agenda de debates ser extensa, as discussões se concentraram na situação da União Soviética, da guerra que estava sendo preparada, da situação internacional e de questões sindicais e dos trabalhadores. Ao cabo de um dia, o Programa de Transição foi aprovado e a IV Internacional fundada.

- Para saber mais detalhes acerca dos debates em curso no dia, leia esse excelente texto de Gabriela Liszt na ocasião dos 80 anos da fundação da IV Internacional.

Apesar de ela ter sido fundada em 1938, alguns anos antes Trotsky já falava da necessidade de se conformar uma nova Internacional.

A I Internacional (Associação Internacional dos Trabalhadores - AIT) havia sido fundada em 28 de setembro de 1864, tendo Karl Marx como um de seus fundadores, sob o signo do lema “Trabalhadores de todo o mundo - uni-vos!”. Com a derrota da Comuna de Paris, em 1871, a Internacional sofreu cisões e acabou sendo dissolvida.

A II Internacional foi fundada em 1889 e teve como um de seus mais importantes fundadores Friedrich Engels. Apesar de ter colocado de pé grandes partidos e sindicatos de massas, a II Internacional não passou na prova de fogo mais importante até aquele momento, que foi a eclosão da 1ª Guerra Mundial, em que seus dirigentes alemães votaram o apoio à guerra imperialista.

Lenin veio a fundar a III Internacional após a traição da II durante a Guerra e após a tomada do poder pelos bolcheviques em 1917. Anos depois, após terem construído quatro importantes Congressos que sintetizaram as experiências mais avançadas dos bolcheviques, Stalin levou à completa degeneração da III Internacional.

As sucessivas traições a revoluções, as perseguições à velha guarda bolchevique, as barbaridades cometidas em campos de concentração, os acordos com o nazismo, a destruição do sovietismo e a democracia operária, esses e outros motivos levaram Trotsky a batalhar pela fundação da IV Internacional. Em 1935 ele apresenta, pela primeira vez, a “Carta Aberta pela Criação da IV Internacional” para os companheiros de várias regiões do mundo que participavam da Oposição de Esquerda e simpatizantes.

- Para saber mais sobre os motivos de fundação da IV, leia mais nesse minucioso texto de Daniel Lencina, na ocasião do 79º aniversário: Por que se fundou a Quarta Internacional?

Nós do MRT, que participamos da Fração Trotskista - Quarta Internacional, lutamos pela reconstrução da IV. Hoje rememoramos os 83 anos de sua fundação e, desde o início da nossa corrente, buscamos resgatar os fios vermelhos que atam as duas pontas dessa história octogenária a fim de erguer organizações revolucionárias em distintos países e construir a revolução mundial. Em nosso Manifesto, lançado em abril deste ano, sintetizamos alguns aspectos da nossa estratégia e programa para impedir com que o desastre capitalista siga imperando no mundo e batalhar por uma Internacional da Revolução Socialista.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias