×

REINTEGRAÇÃO DE POSSE EM SP EM PLENA PANDEMIA JOGA FAMÍLIAS NA RUA | Em meio à pandemia, PM de Doria despeja ao menos 50 famílias de suas casas em Piracicaba

Numa ação absurda, com direito à muita violência, prisões e repressão, Doria mandou a polícia para uma ação de reintegração de posse na comunidade Taquaral, em Picacicaba, no interior de São Paulo.

quinta-feira 7 de maio de 2020 | Edição do dia

Foto: Ponte Jornalismo

Não é muito difícil ver por trás da demagógica e hipócrita máscara de Doria, que, frente ao escandaloso negacionismo de Bolsonaro, tenta posar de “sensato” e “preocupado com as vidas” em meio à pandemia do coronavírus. Hoje, sua cara mais facínora foi nitidamente demonstrada quando o governador tucano ordenou que a polícia militar executasse uma reintegração de posse na cidade de Piracicaba, no interior do estado, arrancando com toda a brutalidade e violência 50 famílias de suas casas e as jogando no olho da rua enquanto o país soma mais de 126 mil casos confirmados de COVID-19.

Tudo ocorreu na manhã dessa quinta-feira, 7, na comunidade Taquaral. A justiça havia concedido a ordem de reintegração de posse, e o governador achou por bem agredir e desalojar as famílias no momento de pico da pandemia que está matando milhares. Pelas redes sociais, o site Ponte Jornalismo divulgou diversos vídeos que mostram o nível de violência e brutalidade dessa repressão comandada por Doria. Segundo os moradores, haviam 150 pessoas no local em resistência à ação policial. A PM, no entanto, dizia que eram 4 a 6 famílias.

No vídeo abaixo, vemos uma senhora idosa sentada no chão, passando mal após inalar gás lacrimogêneo das bombas de policiais, que também dispararam balas de borracha contra os moradores:

Uma das bombas da polícia perfurou o cano de uma casa da favela pantanal, que fica ao lado da comunidade sofrendo reintegração. Uma casa da comunidade ficou alagada por conta disso. Abaixo, depoimento de um morador e também o depoimento de Marcela Bragaia, da Rede de Advogados e Advogadas Populares, conta que a ação policial foi extremamente violenta, e nem mesmo uma deputada estadual presente pôde acompanhar a ação, sendo também agredida. Ela também afirma que o número real de famílias era muito maior do que o informado oficialmente.

A deputada presente, professora Bebel, do PT, recebeu ordem de prisão por “desobediência” por querer acompanhar a ação policial. Abaixo, depoimento de uma moradora e seu filho de sete anos da comunidade vizinha, contando sobre as bombas que os atingiram durante a reintegração:

Essa ação é uma demonstração cabal da pura demagogia de Doria e da justiça. Com ou sem pandemia, seus interesses são sempre os de defender a propriedade dos capitalistas e seus lucros, não importando se para isso terão que jogar famílias no olho da rua em plena pandemia, utilizando para isso violência desmedida.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias