×

LUTA INDÍGENA | Em dia nacional de luta, indígenas se mobilizam contra o marco temporal que será julgado pelo STF

Indígenas de todo o país se reúnem em movimento "Levante pela Terra" para lutar contra o absurdo marco temporal, que ruralistas, garimpeiros, o Congresso e o STF buscam impor para roubar as terras indígenas.

quarta-feira 30 de junho de 2021 | Edição do dia

Indígenas Kaingang e Guarani promovem ato na SC 283, no trevo do município de Paial (SC). (Foto: Zigue Timm)

Contra a tese do marco temporal, que será julgada no dia de hoje pelo Supremo Tribunal Federal (STF), indígenas de todo o país estão lutando para impedir esse ataque de ruralistas, garimpeiros e do governo Bolsonaro às terras indígenas.

O dia de luta é parte do movimento "Levante pela Terra" que os indígenas protagonizam desde a instalação de um acampamento em Brasília para lutar contra o inconstitucional PL 490, cuja votação foi suspensa na terça passada devido a repressão dos policiais contra os indígenas que protestavam do lado de fora do Congresso.

A tese defendida por ruralistas é um retrocesso que impõe que só podem reivindicar terras indígenas as comunidades que as ocupavam na data da promulgação da Constituição, em 1988. Os indígenas são contra essa tese defendendo que à época da Constituição já haviam sido expulsos para outros territórios pela força do genocídio cometido contra eles ao longo dos anos.

Acompanhe os protestos por todo o país:

São Paulo

Indígenas ocupam o Parque do Jaraguá, na Zona Oeste de São Paulo, desde o começo da manhã desta quarta-feira (30).

Campinas

Indígenas que estudam na Unicamp, movimentos sociais e organizações de esquerda fecharam a rodovia Zeferino Vaz, nesta quarta-feira (30)

Veja mais: Indígenas e movimentos de esquerda fecham rodovia em Campinas contra PL 490 e marco temporal

Rio Grande do Sul

Cobertura do ato em Porto Alegre contra o PL 490 e o marco temporal em julgamento pelo STF.

Roraima

Indígenas da aldeia Wassu Cocal voltaram a protestar nesta quarta-feira (30), em Joaquim Gomes, interior de Alagoas. Os dois sentidos da BR-101 foram interditados por volta de 9h. Ao meio-dia, o tráfego de veículos continuava bloqueado.

Bahia

Um grupo de indígenas da etnia tupinambá interditou um trecho da BA-001, que faz ligação entre as cidades de Ilhéus e Olivença, no sul da Bahia, na manhã desta quarta-feira (30).

Santa Catarina

No oeste de Santa Catarina, indígenas Kaingang e Guarani promovem ato na SC 283, no trevo do município de Paial (foto da capa da matéria).

Indígenas kaingang fecharam Túnel Antonieta de Barros, em Florianópolis, em protesto contra o Marco Temporal e pela Casa de Passagem.

Ato na Terra Indígena Morro dos Cavalos reúne representantes de várias terras indígenas do Estado.

Paraná

Em Guaíra grupos indígenas organizaram o manifesto e a concentração em frente aos prédios do Ministério Público e do Sindicato Rural. Atualmente, 15 comunidades do Oeste integram o local chamado de Guasu Guavirá, que compreende tekohas dos municípios de Terra Roxa e Guaíra. São 816 famílias: mais de quatro mil pessoas.

Em desenvolvimento




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias