×

GREVE NAS UNIVERSIDADES | Em assembleia geral estudantes da UERJ estendem sua paralisação até dia 11 e indicam greve

terça-feira 2 de junho de 2015 | 00:16

A assembleia debateu se os estudantes do campus Maracanã da universidade deveriam iniciar uma greve imediata ou somente aprovar um indicativo de greve. Em apertada votação, com menos de 40 votos de diferença, venceu o indicativo de greve para o dia 11. Foi votado também a paralisação dos cursos até o dia 11 onde se referendaria, ou não a greve.

A assembleia referendou inúmeros pontos de pauta levantado em vários cursos já em seu final. Entre os pontos onde houve um debate mais vivo, e novo no movimento estudantil, foi o debate se deveriam os estudantes defender um governo da universidade com maioria estudantil ou que dividisse o peso entre os três setores (sobrevalorizando peso dos professores e diminuindo dos estudantes).

Perguntamos a estudante Carolina Cacau, do curso de Serviço Social e do grupo Juventude às Ruas sua opinião sobre a assembleia, ela afirmou “a assembleia e sua votação sobre a greve com praticamente todas as principais correntes da esquerda defendendo o indicativo, e não a greve, como foi o caso do RUA, PSTU, MEPR, e por outro lado muitos estudantes independentes e somente nós e mais o coletivo Movimento Universidade Necessária defendendo a greve, expressou como há muita vontade e força de se colocar ativamente na greve. Não fosse as dúvidas que estas correntes da esquerda colocaram teríamos saído com muita força já hoje construindo a greve.” Carolina continuou sua avaliação dizendo: “Uma boa parte dos presentes quer construir esta mobilização já, e mesmo entre os que votaram somente no indicativo há também disposição. Há um forte movimento se gestando na UERJ. Ele vem trazendo a cada dia novas reivindicações, como a da creche, como garantir acesso dos terceirizados inclusive ao direito de estudar, e agora também como derrotar este autoritário reitor. Mesmo com este indicativo e não a greve imediata, e apesar da assembleia geral não ter aprovado um calendário para estes dias, achamos que é possível se apoiar nesta vontade de centenas de estudantes e fortalecer a mobilização nos cursos.”

O Esquerda Diário, como tem feito quase diariamente, publicará nos próximos dias outros artigos sobre a mobilização na UERJ, suas pautas e debates.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias