×

GREVE DOS PETROLEIROS | Em apoio à greve dos petroleiros, todos ao ato na Replan em Paulínia nessa sexta-feira, 7h

Nós da faísca e do Esquerda Diário chamamos todas e todos ao ato amanhã, sexta-feira, 7, na Replan em Paulínia, às 7h, em apoio à grande greve dos petroleiros que já estão no 6º dia de mobilização.

quinta-feira 6 de fevereiro de 2020 | Edição do dia

A greve vem sofrendo um escandaloso cerco da mídia capitalista, que não noticia nenhuma das ações, nem sequer a cartada de Bolsonaro para dentar enfraquecer a greve, buscando o TST para que aplique multa milionária a cada dia a mais que os grevistas se mantiverem de braços cruzados.

Mesmo assim, os petroleiros seguem na luta contra a demissão de mais de 1000 trabalhadores, entre efetivos e terceirizados, da Fábrica de Fertilizantes de Araucária no Paraná, e se chocando com o rápido avanço da privatização da Petrobrás. A greve, segundo informações da FUP, está atingindo cerca de 50 unidades pelo país no estados do Amazonas, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia, Espirito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Pode te interessar: É preciso organizar atos de solidariedade aos petroleiros em todo o país!

Os trabalhadores estão tomando diversas ações para furar o cerco da mídia e conseguir estabelecer um diálogo com a população, como aconteceu com a iniciativa "Robin Hood" de distribuir gás de cozinha e gasolina a preços reduzidos em algumas cidades do Brasil.

Além disso, a mobilização conta com o apoio da família dos trabalhadores, o que ficou explícito com a comovente redação do primeiro dia de aula de Lucas, que tem 7 anos e é filho de petroleiro, na qual escreveu: "Meu pai luta para salvar a Fafen"

Veja também o vídeo da família de um petroleiro da FAFEN, no Paraná

A greve está forte e a luta contra as privatizações podem ser uma causa nacional. Mas, para isso, é preciso que as centrais sindicais como a CUT, que é a maior do Brasil, mude imediatamente sua orientação e comece a organizar em todo o país iniciativas e campanhas de solidariedades em cada categoria em que estão presentes. Isso, junto com o apoio de todos os partidos de esquerda como PSOL e PSTU, e por essa via a CSP-Conlutas, pode ser fundamental para que a greve triunfe e a consigna de 1995 volte a circular massivamente pelo Brasil: Somos todos petroleiros!

Pode te interessar: Para a greve dos petroleiros vencer é urgente que a CUT mude sua orientação imediatamente

Nesse cenário, queremos chamar todas e todos ao ato amanhã, sexta-feira, 7, que ocorrerá às 7h na Replan, em Paulínia. Nós da juventude Faísca e do Esquerda Diário nos colocamos totalmente à disposição de cercar de solidariedade essa luta e fazemos um chamado para que outras entidades, como o DCE da Unicamp, Centros Acadêmicos e a UNE, apoiem ativamente a greve levando seu apoio a esse grande ato que será muito importante para o movimento.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias