Sociedade

CHUVA

Em São Paulo, dia vira noite e tem queda brusca de 7ºC em 1 hora

A cidade de São Paulo amanheceu em estado de atenção para alagamento e com dia completamente escuro dada a nebulosidade.

sexta-feira 9 de outubro| Edição do dia

Foto de Angélica Jensen

Nesta sexta (9), um temporal atingiu a cidade de São Paulo já pela madrugada, colocando a cidade em estágio de atenção. O Climatempo emitiu um alerta para chuva forte, raios e fortes rajadas de vento, que podem chegar a 75 km/h, além de informar que, das das 5h às 6h20, caíram mais de mil raios na cidade, com cerca de 60 tocando o solo.

Ontem (8), no aeroporto de congonhas, os termômetros marcavam 28ºC às 14h. Depois de apenas 1h, a temperatura caiu 7ºC, chegando a 21º.

Para o sábado, a previsão também é de tempo instável com céu encoberto, dando a sensação de “noite” mesmo no alvorecer. As temperaturas não passam de 24ºC.

Apenas neste mês, São Paulo teve 3 dos 5 dias mais quentes da história

No último dia 2, a cidade de São Paulo bateu recordes de temperatura já registrada pelo Inmet desde que se começou a fazer essa medição em 1943. Com 37.4ºC, a cidade chegou ao segundo lugar no recorde histórico, um pouco menos do que a maior temperatura registrada, 37.8ºC, alcançado em outubro de 2014.

As 3ª e 4ª posições do ranking também são deste mês. Nesta quarta (7), chegamos a 37.3ºC, alcançando o 3º lugar. No dia 1º, a cidade registrou 37.1ºC, alcançando o 4º lugar.

As oscilações de temperatura podem se intensificar à medida que as mudanças climáticas movidos por alterações globais do clima, como o aquecimento global, alteram o panorama mundial.

Em outra escala, no Brasil, a sanha predatória do grande capital, como a que faz Amazônia e Pantanal arderem em chama para serem transformadas em pasto, provoca alterações climáticas que chegam com tudo até nas grandes cidades mais distantes como São Paulo.

Pode te interessar: Queimadas e aquecimento global: Brasil pode ter dia mais quente da história nessa semana.




Tópicos relacionados

Pantanal   /    Grande São Paulo   /    Chuvas   /    Amazônia   /    Alagamento   /    aquecimento global   /    mudanças climáticas   /    Sociedade   /    Meio Ambiente

Comentários

Comentar