Educação

13A

Em Brasília, ato contra cortes na educação se junta a Marcha da Mulheres Indígenas no Congresso Nacional

terça-feira 13 de agosto| Edição do dia

Manifestantes contra a política de cortes e privatizante do governo Bolsonaro na educação, se concentraram em frente à Biblioteca Nacional de Brasília, no início da manhã desta terça-feira (13/8), antes de fazer uma passeata em direção ao Congresso Nacional e o Palácio do Planalto.

No Congresso Nacional eles se juntaram a 1500 lideranças indígenas femininas que protagonizam a Marcha das Mulheres Indígenas contra a política genocida de Bolsonaro em relação aos povos indígenas.

Também hoje em Brasília se realiza a Marcha das Margaridas, uma manifestação realizada desde 2000 por mulheres trabalhadoras rurais do Brasil. A data escolhida lembra a morte da trabalhadora rural e líder sindicalista Margarida Maria Alves, assassinada em 1983 quando lutava pelos direitos dos trabalhadores na Paraíba.

Assim como nos dia 15 e 30M, a juventude se pôs na vanguarda do movimento de resistência ao governo autoritário de Bolsonaro, a unificação dos atos em Brasília dá uma pequena mostra do papel de tribuno do povo que a rebeldia da juventude pode assumir. Porém, uma evidencia também do erro estratégico da recusa anterior de não unificar as lutas, entre a resistência contra os cortes na educação e a reforma da previdência, promovendo a união entre juventude e classe trabalhadora.

Fruto da política consciente de separação das lutas das centrais, CUT e CTB, e também da UNE, a unificação teria permitido a juventude contagiar com sua luta os trabalhadores que vinham na retaguarda. Contra a repetição dessa traição, é necessário batalhar em cada sindicato e centro acadêmico, nas entidades da classe trabalhadora, pela formação de um polo antiburocrático que impulsione pela base um plano de lutas consequente contra os ataques do governo Bolsonaro.




Tópicos relacionados

13A   /    Unificar juventude e classe trabalhadora   /    Juventude    /    Educação

Comentários

Comentar