×

ESTADO E AS IGREJAS | "Ele sabe extrair o que há de melhor das pessoas", diz Barroso sobre o abusador João de Deus

Após Barroso ter ironizado a defesa do voto impresso feita pelo bolsonarismo durante as eleições, além das teorias conspiracionistas do “terra planismo”, foi divulgado e ganhou repercussão nas redes um vídeo do presidente do TSE e ministro do STF rasgando elogios a João de Deus, envolvido em escandalosos casos de estupro.

Giovana PozziEstudante de história na UFRGS

segunda-feira 30 de novembro de 2020 | Edição do dia

Para honrar seu posto de capacho do Trump, desde o primeiro turno Bolsonaro vem defendendo o voto impresso, encontrando coro apenas nos seus fiéis seguidores bolsonaristas. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, foi questionado sobre esse assunto ontem (29), quando declarou sua defesa da urna eletrônica e ironizou as teorias da conspiração bolsonaristas: “Tem gente que acha que a terra é plana, tem gente que acha que o homem não chegou na lua, tem gente que acha que o Trump venceu as eleições nos Estados Unidos”, disse ele.

Após essa declaração, bolsonaristas e outras figuras da direita divulgaram um vídeo de Barroso ao lado de João de Deus, conhecido por estar envolvido em mais de 200 casos de abuso às mulheres, onde o presidente do TSE afirma que João de Deus “sabe extrair o que há de melhor das pessoas”. Um verdadeiro escândalo atrás do outro, já que ainda ontem (29) Barroso declarou que os resultados da eleição seriam divulgados se Deus quisesse, jogando a laicidade do Estado para o lixo e como se ele não fosse o principal responsável pela divulgação dos dados.

Ainda no primeiro turno, foi também Barroso quem se enrolou para justificar o atraso na divulgação dos resultados eleitorais, escancarando ainda mais a degradação do regime.

Pode te interessar: O triunfo do golpismo institucional e as tarefas da esquerda

Nessa briga entre Barroso e o bolsonarismo não há lado para os trabalhadores e a juventude. Se ambos hoje se atacam, outrora estavam juntos para aprovar ataques e reformas. Além disso, o elogio de Barroso ao estuprador João de Deus o aproxima ainda mais de Bolsonaro e seus seguidores: inimigos das mulheres e calorosos defensores da união nefasta entre o Estado e a Igreja, para que o patriarcado e o capitalismo sigam nos oprimindo.

Repudiamos completamente Bolsonaro e sua política, assim como repudiamos com todas nossas forças os elogios de Barroso a João de Deus. De um lado estão os reacionários defensores da ditadura, que destilam ódio aos negros, às mulheres e aos LGBTs a todo momento. De outro está um representante da casta de juízes eleitos por ninguém, que acumulam inúmeros privilégios com salários altíssimos. Ambos têm em comum o objetivo de explorar cada vez mais a classe trabalhadora para se manter no poder e preservar o lucro dos capitalistas. Por isso nossa luta precisa ser unificada contra estes dois setores que compõem e sustentam o regime do golpe. Lutamos pela separação do Estado e da Igreja e para que todo juiz seja eleito e revogável, recebendo o mesmo salário médio de uma trabalhadora, para acabar com os privilégios dessa casta que ninguém elegeu mas que seguem decidindo sobre nossas vidas.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias