×

Educadores na Argentina: "A partir das escolas podemos organizar o bairro, não precisamos da polícia"

Ontem, quinta-feira, antes dos novos anúncios presidenciais, Alicia Navarro Palacios, diretora da escola 7 DE 21 no centro educacional de Lugano e professora do PTS (Partido dos Trabalhadores Socialistas, falou conosco. Ela denunciou a má qualidade nutricional dos alimentos para as crianças, também que no bairro a polícia vem intimidando e perseguindo pessoas, como se estivesse em estado de sítio.

sexta-feira 20 de março de 2020 | Edição do dia

Conversamos com Alicia, que nos falou sobre a predisposição de sua escola para contribuir com o bairro diante da pandemia, enquanto denunciava a pouca e péssima preparação por parte do governo da cidade.

"A situação é grave, estamos entregando comida nas escolas com merendas insuficientes para nossos filhos: dois sanduíches, uma fruta e uma barra de cereal", disse Alicia Navarro sobre a situação nas escolas da cidade, no bairro de Lugano, após a suspensão das aulas que o Governo Nacional decretou no último domingo.

Ela acrescentou que, na mesma quinta-feira, as deputadas da Frente de Esquerda dos Trabalhadores (FIT) de Buenos Aires, Myriam Bregman e Alejandrina Barry exigiram do governo que alimentos de qualidade fossem fornecidos.

“Temos que garantir que o alimento seja o adequado seja entregue o kit higiene, com sabão, álcool gel e tudo que seja necessário para evitar o contágio.

Nos preocupa que as famílias do nosso bairro vivem de trabalho autônomo, com trabalhos precários, que com esta crise vem afetando o salário e a renda que possuem. Acreditamos que o governo deve garantir uma renda para que todas as famílias possam viver”

"Também quero denunciar que aqui em Lugano ontem passou a ronda da polícia intimidando as pessoas a voltarem para casa, o que é contraditório com o que se passa na realidade, quando há família que devem trabalhar, já que não é respeitado o protocolo de que mães e pais devem ficar em casa para cuidar de seus filhos menores de 14 anos. Continuamos a viajar abarrotados nos meios de transporte."

Por fim, acrescentou: "Acho que os sindicatos devem desempenhar um papel na organização; é muito importante ver como todos enfrentamos essa situação muito séria e essa crise de saúde".

Em todos os bairros há escolas e uma grande conexão com as famílias. A comunidade escolar poderia ter um papel importante para encarar os problemas sanitários, de alimentação e sociais que carrega esta pandemia. Os sindicatos deveriam colocar-se à frente e impor ao Estado todo o necessário para levar adiante esta tarefa solidária.

Entrevista completa com Alicia




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias