×

SUCESSÃO TEORI ZAVASCK | Editorial de O Globo defende escolha e não sorteio do próximo relator da Lava Jato

O Globo tem primeiro editorial com política explicita sobre a sucessão de Teori Zavascki e os rumos da Lava Jato no STF.

sexta-feira 20 de janeiro de 2017 | Edição do dia

Em editorial publicado na noite desta sexta-feira (20), o jornal da família Marinho é o primeiro a se posicionar explicitamente sobre como deve se dar a sequencia das investigações da Lava Jato no STF, depois da morte do relator Teori Zavascki, considerada o acontecimento mais arriscado que já atingiu os rumos da operação.

Preocupados com a operação que chegava num ponto alto com a análise dos “800 depoimentos prestados por 77 executivos da Odebrecht”, seu alcance internacional frente aos países da América Latina em que a Odebrecht fez negócios, citando os opositores PSDB e PP na mira do avanço a la mãos limpas, mas principalmente consumidos pela possibilidade de que o incidente atrapalhe as “acusações de corrupção contra Lula (que) devem ganhar forma com essas delações” e que “o mesmo ocorra na questão do financiamento ilegal das campanhas políticas de Dilma Rousseff”, O Globo dá sua linha.

Assim, O Globo defende explicitamente que o próximo relator escolhido tenha a “capacidade do ministro de tomar decisões sempre sustentadas em cortantes argumentos técnicos” e que para isso, diferente do procedimento padrão do STF que em caso de morte pode redistribuir o relatório por sorteio, “precisa ser afastada pela presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, e seus pares a possibilidade de o novo relator ser escolhido por sorteio. Não se pode jogar na roleta da sorte ou do azar assunto tão importante, com sérias implicações para o país.”.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias