×

VEM AÍ A LIVRARIA DA CASA MARX | Editoras Boitempo, Iskra, Centelha e IPS Karl Marx compõem livraria da Casa Marx no Rio

A Casa Marx, sede do Esquerda Diário, na Lapa, no centro do Rio de Janeiro, será lançada no dia 17 de março. Além de um espaço de debate, organização e confraternização dos trabalhadores e da juventude, ela contará com uma livraria que trará tanto os clássicos do marxismo como as elaborações contemporâneas. Um local para se armar da teoria revolucionária para nossos combates!

sexta-feira 9 de março de 2018 | Edição do dia

(Imagem do mural pintado na Casa Marx pelo artista Conrado Almada)

A Casa Marx está chegando no Rio, com lançamento dia 17 de março, e promete ser um espaço vivo e ativo da organização política e da formação teórica de jovens e trabalhadores que queiram pensar as formas para a superação desse sistema capitalista que tanta miséria e exploração nos traz.

Como parte disso, a teoria revolucionária, ou seja, o marxismo, tem um papel decisivo. Como disse Lênin, um dos maiores revolucionários da história, “não há prática revolucionária sem teoria revolucionária”. E essa teoria não se improvisa, mas é fruto do amadurecimento político e teórico pautado na luta de mais de 150 anos da classe trabalhadora contra a exploração capitalista. Para nos apropriarmos dela, necessitamos conhecer seu percurso e seu desenvolvimento. Nas palavras de Friederich Engels, um dos fundadores do marxismo: “o socialismo, desde que se tornou uma ciência, exige ser tratado como uma ciência, ou seja, ser estudado”.

A Casa Marx promete ser o mais novo reduto para essa ciência revolucionária no Rio de Janeiro, queremos contribuir para esta perspectiva conformando um verdadeiro pólo irradiador de ideologia marxista no centro do RJ.

Uma editora que não poderia faltar para representar as publicações do marxismo no Brasil é a Boitempo Editorial. Fundada em 1995 por Ivana Jinkings, a Boitempo possui o catálogo mais completo de publicações de Marx e Engels no Brasil, com traduções feitas do original e cuidadosamente revisadas por especialistas no estudo das obras marxistas.

Além dos imprescindíveis clássicos, que vão dos fundamentais “Manifesto Comunista” de 1848 e “O Capital”, também traz títulos menos conhecidos de Marx, como “Sobre o suicídio”, e obras fundantes como “A situação da classe trabalhadora inglesa”, de Engels. Agora, a Boitempo trabalha para trazer com a mesma qualidade e rigor a tradução das obras de Lênin aos leitores brasileiros, em sua nova coleção “Arsenal Lênin”, que já conta com a publicação de “O Estado e a revolução”.

Como noticiamos aqui e aqui, a editora vem também investindo em trazer para crianças livros sobre o marxismo, o que tem deixado a direita de cabelos em pé. E, agora, tudo isso estará disponível na Casa Marx!

Outra parte desse arsenal teórico será composto pelas publicações da editora Iskra, que inclui títulos que vão desde clássicos de Leon Trotski, que dirigiu a revolução russa e o Exército Vermelho, tais como “A Revolução Espanhola” e seus “Escrito Latinoamericanos”, passando pelo importante trabalho da historiadora norte-americana Wendy Goldman, “Mulher, Estado e Revolução” (em parceria com a Boitempo), e trazendo elaborações atuais sobre o marxismo e questõs fundamentais como a luta das mulheres e dos negros, em títulos como “A Revolução e o negro”, “Questão negra, marxismo e classe operária no Brasil”, “Pão e Rosas”, “Lutadoras”, “Feminismo e Marxismo”, entre outros.

Outra editora que estará presente na livraria da Casa Marx é a Centelha Cultural, com títulos que também trazem textos clássicos do marxismo, como escritos sobre a Comuna de Paris de Lênin e Trotski, temas como a família, o amor, o casamento e a sexualidade tratados por autores como Alexandra Kolontai, Wilhelm Reich e Rosa Luxemburgo, e também tratando de temas contemporâneos sob a ótica do marxismo, como os títulos “Natureza atormentada” e “A medicina dos sintomas”, do professor Gilson Dantas, da UnB.

Também serão parte do catálogo da Livraria da Casa Marx as publicações da editora argentina do IPS Kark Marx, com publicações inéditas para o público brasileiro, em espanhol. A editora tem como seu ponto forte uma vasta publicação da obra de Leon Trotski, cuidadosamente revisadas e editadas pelo Centro de Estudos, Investigações e Publicações Leon Trotski.

Mas também tem outros títulos importantes, como as Obras Selecionadas de Lenin.

O IPS e o CEIP são impulsionados pelo PTS da Argentina, organização irmã do MRT (Movimento Revolucionário de Trabalhadores) no Brasil. A publicação mais recente é o livro Estratégia Socialista e Arte Militar, de Emilio Albamonte e Matias Maiello.

Os autores discutem temáticas como a de hegemonia, frente única, a insurreição e a guerra civil, em contraponto com autores contemporâneos como Perry Anderson, Peter Thomas, Lars Lih, Fabio Frosini o Giorgio Agamben. Tudo isso com o objetivo de abordar as perguntas que atravessam hoje o marxismo e a perspectiva da revolução socialista no século XXI. A editora Iskra está traduzindo o livro e publicará em português em breve.

Outras editoras que tragam autores e títulos marxistas também estão sendo buscadas, para que o acervo da livraria seja o mais abrangente o possível.

Receberemos pagamento em dinheiro e cartão.

Convidamos a comparecer à inauguração da Casa Marx nesse 17 de março, clique AQUI para ver os detalhes do evento. Nos ajude a difundir essa iniciativa!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias