Política

CORONAVÍRUS NO BRASIL

ESCÂNDALO: Com 2,7% da população mundial, Brasil tem 11,5% dos mortos por coronavírus

São 9.185.229 mil mortos por coronavírus em todo o mundo e 51 mil no Brasil. Os números esses que podem ser ainda maiores por conta extrema sub-notificação. Bolsonaro e os governadores privilegiam o lucro dos grandes empresários e são culpados pelas mortes.

terça-feira 23 de junho| Edição do dia

Imagem: Olhar Digital

A chegada do novo coronavírus no Brasil tem gerado uma série de efeitos sociais que estão diretamente relacionados com a desigualdade no país. Com efeito, em função da crescente precarização do trabalho, da vida e do sistema de saúde, os trabalhadores têm pagado o preço mais alto pela crise por conta da falta de políticas voltadas a combater a pandemia atual. Já são 51 mil mortos e mais de 1 milhão de contaminados pela covid-19 no Brasil.

A cada 8 minutos 1 negro morre no Brasil por COVID-19, os negros correspondem um total de 15.709 mortes desde o início da pandemia até a semana epidemiológica 24 (13/06). São setores que estão nos piores postos de trabalho e não tem acesso a moradia digna. O governo não dá testes e também não garante leitos, enquanto só pelas injeções do Banco Central, os banqueiros já receberam R$ 260 bilhões.

É essencial que se levante um programa de combate a crise, que exija a reestruturação do sistema de saúde, a partir da estatização de todos os leitos sob o controle dos trabalhadores, ao passo que sejam disponibilizados testes massivos ao conjunto da população. A reconversão da indústria também é importante, posto que possibilita que sejam produzidos e distribuídos equipamentos fundamentais para o combate à crise.

A defesa dos empregos, contra a política de demissão deve ser algo levantado também, conjuntamente com a defesa ao direito à licença remunerada e a política de auxílio de renda de 2.000 reais para a população . Tudo isso, estando vinculado a uma luta profunda contra o regime e que busque atender as principais demandas dos trabalhadores.




Tópicos relacionados

Crise do Coronavírus   /    Fora Bolsonaro, Mourão e os militares   /    Coronavírus e racismo   /    Coronavírus   /    Governo Bolsonaro   /    Política

Comentários

Comentar