Teoria

EVENTO SOBRE ROSA LUXEMBURGO NA UFRJ

É amanhã: Evento na UFRJ sobre Rosa Luxemburgo, a maior mulher revolucionária da história

Amanhã dia 28/03, ocorrerá o evento no IFCS-UFRJ a partir das 18h30 que abordará os 100 anos da morte da vida revolucionária de Rosa Luxemburgo e suas lições teóricas e políticas hoje.

quarta-feira 27 de março| Edição do dia

Rosa Luxemburgo desafiou todos os papéis em sua época, e se tornou uma das maiores figuras do movimento operário internacional. Lutou audazmente por um mundo sem exploração nem opressão, e acabou assassinada por seu ex-partido por suas convicções comunistas e revolucionárias.

Denunciou até seu assassinato a degeneração do Partido Social-Democrata Alemão (KPD), que progressivamente se tornou um sustentáculo da ordem capitalista. Sua alternativa política foi seguir suas convicções revolucionárias frente ao oportunismo e reformismo de seus ex-companheiros. Participou da Liga Espartakus de 1914, e posteriormente, fundou o Partido Comunista Alemão em 1918. Se colocou contrária veementemente ao apoio de pessoas ditas de esquerda a sanguinolenta 1º guerra mundial. Segundo sua companheira de luta, Clara Zetkin, “A obra da sua vida foi preparar a revolução”.

O evento contará com grandes intelectuais e especialistas em Rosa Luxemburgo e será também o lançamento do livro de Paul Frolich “Rosa Luxemburgo: Pensamento e Ação”, editado pela Boitempo e Iskra. O livro foi escrito no calor da segunda guerra mundial e relata detalhadamente todas as batalhas que a Rosa Vermelha deu durante toda a sua vida por um futuro socialista da humanidade.

Durante os últimos dias, como forma de preparação do evento, nós do Esquerda Diário lançamos uma bateria de textos de Rosa Luxemburgo, que acompanha o Especial: Rosa Luxemburgo: Águia da Revolução no site. O evento servirá como uma grande síntese sobre a vida e obra da considerada maior mulher revolucionária da história. Abaixo os debatedores e o local do evento.

Debatedores:

Isabel Loureiro
Professora do Departamento de Filosofia da Unesp (1981-2003), autora de Rosa Luxemburgo e o dilema da ação revolucionária (3.ed., 2019) e organizadora de Rosa Luxemburgo: textos escolhidos (2.ed., 2017, 3v.)

Holger Politt
Filósofo, é diretor do escritório da Fundação Rosa Luxemburgo em Varsóvia, pesquisador da obra de Rosa Luxemburgo, autor de Autonomy and the Question of Nationality (2012).

Marildo Menegat
Professor do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos da UFRJ, autor de Depois do fim do mundo (2003) e O olho da barbárie (2006).

Diana Assunção
Trabalhadora da USP, historiadora pela PUC-SP, editora do Esquerda Diário e fundadora do Grupo de Mulheres Pão e Rosas no Brasil.

Evento: Socialismo ou barbárie: a democracia em Rosa Luxemburgo - RJ
RIO DE JANEIRO
Com Isabel Loureiro, Holger Politt, Marildo Menegat e Diana Assunção
28/03/2019 – às 19h
IFCS - UFRJ
Largo São Francisco de Paula, 1 – Centro – Rio de Janeiro




Tópicos relacionados

Rosa Luxemburgo   /    Teoria

Comentários

Comentar