×

OCUPAÇÃO E.E. FERNÃO DIAS | E.E. Fernão Dias, a pedra no sapato que Alckmin não esperava

Danilo ParisEditor de política nacional e professor de Sociologia

quinta-feira 12 de novembro de 2015 | 01:32

Lucas Lima/UOL

Quando Geraldo Alckmin e Herman Voorwald declararam seu projeto de “reorganização”, não esperavam que a mobilização dos estudantes fosse ser um grande problema para efetivação de sua política neoliberal. Desde as centenas de ato que ocorreram, com o ponto alto que foi a ocupação da E.E. Fernão Dias, em Pinheiros - São Paulo, a mobilização dos estudantes tem evidenciado a toda sociedade o questionamento do projeto tucano que irá fechar escolas, demitir professores e trabalhadores.

A ocupação tem gerado ampla repercussão na grande mídia, e conquistado apoio não só de professores e estudantes, como também de personalidades, como o ator Pascoal da Conceição, intérprete do famoso personagem Dr. Abobrinha do “Castelo Ra-Tim-Bum”, além de uma série de parlamentares e políticos. Uma emocionante foto dos trabalhadores do bandejão da USP, com uma grande faixa “estudantes do Fernão, estamos com vocês” é mais uma prova do potencial que essa luta tem de conquistar apoio e solidariedade de diversos setores da sociedade.

Em frente à escola, apoiadores acampam em solidariedade, motivados a defender a escola caso haja reintegração de posse. As cenas da militarização do entorno, com vários casos de agressão policial, mostra que Alckmin quer a todo custo lançar uma política de medo para esvaziar a ocupação.

Porém, o medo de Alckmin e Herman é que o exemplo se generalize. Caso, mais algumas escolas se inspirem no grande exemplo levado à frente pelos estudantes da Fernão, seu projeto estará em risco.

Todos que defendem a educação pública se orgulham de dizer que também são “Fernão”. Um exemplo a ser seguido, que já é inspiração para milhares por todo o Estado. Essa era a pedra no caminho que Alckmin não esperava.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias