Logo Ideias de Esquerda

Logo La Izquierda Diario

SEMANÁRIO

[Dossiê] Há 81 anos do assassinato de León Trótski a mando de Stálin

[Dossiê] Há 81 anos do assassinato de León Trótski a mando de Stálin

Dedicamos a edição deste domingo ao revolucionário russo, León Trótski, abordando suas contribuições como um dos maiores representantes do marxismo revolucionário e do bolchevismo, junto a Lênin, no século XX, e a atualidade de seu pensamento. Este suplemento Ideias de Esquerda é parte de um conjunto de iniciativas do Esquerda Diário, nesta data.

Como artigos inéditos em português, nesta edição Mateus Torres debate com a deturpação da tática da "Frente Única Operária" e o debate de "unidade de ação", presente hoje na esquerda brasileira diante do governo Bolsonaro e Mourão, revisitando o arcabouço teórico-estratégico legado por Trótski e outros revolucionários. Já André Barbieri aborda a situação do Afeganistão, diante do fracasso da invasão imperialista e da tomada do poder pela burguesia talibã, que conta com o apoio da burocracia chinesa, à luz da atualidade da Teoria da Revolução Permanente de Trótski. Publicado originalmente no Ideias de Esquerda argentino, Matías Maiello dá continuidade ao debate acerca do Programa de Transição, que norteou a IV Internacional e coloca de maneira mais acabada a lógica com que os revolucionários devem buscar ligar a consciência atual dos trabalhadores à necessidade de sua emergência como sujeito revolucionário. Além disso, Vitória Camargo aborda as contribuições de Trótski às vésperas da Segunda Guerra Mundial, na luta contra o fascismo, e todas as capitulações do stalinismo, antecedendo a Guerra. Caio Rosa escreve sobre a ecologia em Trótski, diante do avanço da crise climática. Por fim, Mariana Duarte debate com aqueles que tentam atribuir os retrocessos da burocratização stalinistas nos temas da questão da mulher aos "limites de seu tempo", buscando ligar Lênin e o bolchevismo à sua negação.

Também, neste Dossiê, indicamos uma seleção de artigos e materiais já publicados que abordam a profundidade da vida, obra e o legado de Trótski:

Emilio Albamonte: entrevista sobre León Trótski e a atualidade de seu pensamento

Sobre trotskismo, stalinismo e a luta contra a opressão às mulheres - Diana Assunção

Falando em Marx - Trótski e a questão negra - Letícia Park

Trótski e Luxemburgo: 1905, 1917, 1918 - Guillermo Iturbide

A luta de Trotski contra a degeneração burocrática da Revolução Russa - Seiji Seron


veja todos os artigos desta edição
CATEGORÍAS

[Trotskismo]   /   [Leon Trótski]   /   [Fração Trotskista (FT-QI)]

Comentários