×

SÃO PAULO | Doria se veste de gari e tênis Osklen para varrer três folhas na 9 de Julho.

segunda-feira 2 de janeiro de 2017 | Edição do dia

O prefeito da cidade de São Paulo, o empresário João Doria (PSDB), em seu primeiro dia de mandato, apareceu na rua 9 de Julho para cumprir a promessa que fez ao assumir o mandato de vestir-se de gari para fazer, pessoalmente, varrição das ruas da cidade de São Paulo uma vez por semana até o fim de sua gestão (embora não tenha calçado as botas do uniforme, preferindo varrer usando seu sapatênis da Oskley).

Pode te interessar - Posse de Dória do PSDB: saúde e educação à venda

Após ficar mais de uma hora dando entrevista para a imprensa, o empresário empurrou três folhas dentro da pá, jogou-as no lixo enquanto era fotografado, e se retirou.

Essa ação midiática de Doria simboliza o início do programa Cidade Linda, de ações de zeladoria e limpeza urbana na capital. "É bom vocês acordarem muito cedo", disse cinicamente à imprensa. O projeto tem como foco a limpeza de praças, jardins, parques, avenidas e demais espaços públicos, especialmente os que tiverem sido alvo de “vandalismo” ou de “pichações”.

Alguns moradores de rua ficaram revoltados por terem sido retirados do local. Eles foram convidados a ficar em uma quadra para que a ação fosse realizada.

Uma funcionária da limpeza urbana deu um par de luvas para o prefeito, que perguntou se deveria usá-la. Ela respondeu que era para Doria tirar fotos e devolvê-las.

Doria também se comprometeu a ser catador de recicláveis por um dia durante o evento, ao ser abordado por representantes do movimento social Pimp my Carroça.

Além da demagogia (ainda que um pouco cômica), que expressa esse gesto de Dória, ao se pintar de um prefeito empenhado, “trabalhador”, que estabelece metas diárias para o mandato todo e acorda cedo para cumpri-las, temos sinais de uma postura higienista em relação à cidade por parte do prefeito em relação principalmente às pichações, mas também com os moradores de rua, que reclamaram ao serem removidos da área antes da ação do "gari Dória". Semana que vem o prefeito diz que estará na Paulista para nova ação.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias