×

Doria entrega à Polícia Militar de São Paulo reforço para que continue sendo a mais letal do mundo

Nesta sexta-feira (2) o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), em cerimônia realizada no Sambódromo do Anhembi, entregou 1.634 viaturas com uma nova “roupagem” para que sigam com uma velha prática, a de repressão e de assassinatos, tão conhecida pela população pobre, jovens, negros e LGBT’s.

sexta-feira 2 de agosto de 2019 | Edição do dia

A Polícia Militar está bem longe de ser uma instituição que preza por uma conduta pacificadora, ela não se constitui para isso e se mantém às custas de muito sangue derramado, mas segundo João Dória, a nova “roupagem” das viaturas tem essa intenção, ele disse: “Estamos usando mais branco, que é a cor da paz, da polícia pacificadora, que nos protege”. Com um discurso raso e populista, ele se abstém de tocar em questões estruturais que envolvem toda problemática a respeito da segurança pública e perpetua uma situação que nos leva a índices alarmantes de mortes provocadas pela atuação da Polícia Militar. O governador/empresário/gestor segue com sua postura de fomentar mais violência para combater mazelas sociais geradas por questões econômicas estruturantes de um sistema excludente e autoritário.
De organizações de defesa aos direitos humanos até as comissões estatais e organismos da própria polícia, diversas fontes embasam os índices de violência policial em São Paulo (e no Brasil como um todo). Os números são alarmantes e podem ser comparados com índices de países inteiros que compõe listas dos mais violentos do mundo em relação à letalidade policial, conforme o 10º Anuário Brasileiro de Segurança Pública publicado em 2016, e que de lá para cá, nos últimos três anos só avança com números ainda mais preocupantes que são materializados com essa política de segurança pública genocida.

O prefeito da capital paulista, Bruno Covas, grande conhecido dos indignados professores e estudantes paulistanos por sua postura repressora, estava presente e claro, alinhado com o discurso, se beneficiará com mais 345 viaturas para defender seus interesses e o dos milionários da cidade, capital econômica do país. No total foram entregues 1.226 carros, 300 motos e 148 bases móveis. Doria ainda vê vantagem no fato das viaturas “ao invés de serem pintadas, as viaturas são adesivadas, o que valoriza e facilita a recuperação e troca de adesivagem, se necessário. Ganhamos dois dias no tempo de recuperação (em caso de acidentes ou danos) ”, ou seja, ganham em agilidade para voltar a atacar e matar a população das camadas empobrecidas da sociedade que são esquecidas pelo Estado. De acordo com o governador, foram gastos cerca de R$122,9 milhões para aquisição dos novos veículos. Outras 62 viaturas, com o custo de R$14,8 milhões, foram entregues ao Corpo de Bombeiros.

Doria segue os passos de Bolsonaro e Moro, que através do “pacote anticrime” apresentado pelo ministro da Justiça e Segurança Pública defendem a ampliação do excludente de ilicitude, para que a polícia mais assassina do mundo tenha ainda mais apoio nas leis vigentes para matar, estando autorizados a apertar o gatilho de suas armas alegando “medo, surpresa ou violenta emoção”, e no caso específico de São Paulo com um aporte de quase duas mil novas unidades móveis de repressão, ferramentas que essencialmente produzirão ainda mais violência.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias