Política

DÓRIA E LULA

Dória comemora antes da hora e transferência de Lula é cancelada

quinta-feira 8 de agosto| Edição do dia

No Twitter, o governador de SP João Dória comemorou a tentativa de transferirem Lula a um presídio em Tremembé, em SP. Mas a comemoração irônica acabou sendo frustrada, pois horas depois a decisão foi cancelada por maioria de votos no STF.

Veja abaixo o twitter do governador:

A ironia não demorou a cair por terra. O STF acolheu parcialmente pedidos da defesa de Lula para suspender a decisão de transferência para Tremembé. Dessa forma, Lula deve seguir preso na superintendência da PF em Curitiba.

O advogado Cristiano Zanin Martins fez três pedidos ao STF: que conceda liminar para restabelecer a liberdade plena de Lula; subsidiariamente, suspenda a decisão de Carolina até o final do julgamento de habeas corpus; e que assegure ao ex-presidente o direito de permanecer em Sala de Estado Maior. O STF formou maioria para acolher os pedidos secundários da defesa de Lula.

A tentativa de transferência configurou mais um arbítrio autoritário por parte do poder judiciário brasileiro. O presídio é conhecido pelo histórico de rebeliões, bem como colocaria o ex-presidente sob condições bem mais precárias dos que as já existentes em Curitiba. Apesar da decisão do STF ter representado uma derrota para a Lava-Jato, não é possível enxergar no Supremo um órgão de combate às medidas autoritárias e arbitrárias que escalam no país através do poder judiciário. Lembremos que o mesmo STF que hoje barrou a tentativa de transferência de Lula é o mesmo que garantiu a prisão do mesmo a fim de impedir que concorresse às eleições em 2018, manipulando o processo como um todo e abrindo espaço para a vitória de Jair Bolsonaro.

Repudiamos energicamente a prisão arbitrária de Lula, exigimos a liberdade imediata de dele, ao mesmo tempo que reafirmamos que nossa intransigente defesa dos direitos democráticos acontece ao mesmo tempo que expressamos que não prestamos nenhum apoio a Lula e ao PT.




Tópicos relacionados

Prisão de Lula   /    Julgamento de Lula   /    Operação Lava-Jato   /    João Doria   /    PSDB   /    STF   /    Operação PF contra Lula   /    Operação Lava Jato   /    Lula   /    São Paulo (capital)   /    Política

Comentários

Comentar