×

MANIFESTAÇÕES DE JUNHO | Dois anos de "junho" de 2013

terça-feira 16 de junho de 2015 | 00:03

Dois anos atrás imensas mobilizações tomaram as ruas de todas as grandes cidades brasileiras. Era o “junho” brasileiro. Um evento histórico que mal precisa de apresentação, todos nossos leitores sabem, estavam lá, ou da janela do ônibus e de casa incentivavam aqueles jovens que traziam um grito profundo por direitos sociais, contra a corrupção, entre outras reivindicações.

As marcas de junho ainda estão por todos lados. Passados dois anos ainda há pichações que teimosamente ainda avisam em vários bairros de Rio, SP, BH, outras cidades, que “2,75 é roubo” (ou outras equivalentes com os preços locais). “Junho” está presente em profundas transformações na subjetividade de todas as classes sociais. A maior onda de greves desde os anos 80 varreu o país depois, e teve seu ponto mais famoso e conhecido na greve dos garis do Rio de Janeiro de 2014. O desgaste do PT e Dilma de hoje tem a ver com os “ajustes” mas também bebe da insatisfação daquele junho, e mesmo a direita este ano tentou mostrar que também pode traduzir suas posições em “ganhar às ruas”.

O Esquerda Diário inaugura hoje uma série de artigos que buscam “recordar” aqueles dias, em entrevistas com ativistas e intelectuais e outros artigos de nossos colunistas buscamos tirar lições daqueles processos para hoje.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias