Juventude

FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ

Diretório Acadêmico e a importância do Conselho de Representante de Classe (CRC)

Nossa gestão (LUTE) saiu vitoriosa das eleições para o Diretório Acadêmico 2016 da Fundação Santo André e agora a próxima etapa é construir juntamente com o conjunto dos estudantes uma gestão forte e de luta.

quarta-feira 19 de outubro| Edição do dia

Nas últimas semanas passamos em salas nos períodos da noite e matutino, distribuindo materiais com assuntos relevantes e pertinentes sobre a situação atual da Fundação Santo André para que os alunos estejam informados e a par das questões principais que atingem diretamente seus cursos, como o aumento drástico das mensalidades e a resolução 012.

Nesse material Acadêmico o Diretório aborda a construção do CRC – Conselho de Representantes de Classe, entretanto a uma duvida geral entre os estudantes de como o CRC funciona e o que necessariamente o Diretório Acadêmico como entidade, é dentro da universidade.

O Diretório Acadêmico é uma entidade estudantil que representa, normalmente os estudantes de nível superior dentro de uma universidade estabelecendo a relação de compromisso com o movimento estudantil já que a mesma é formada por estudantes da própria universidade. Porém o DA sozinho não consegue resolver os problemas da universidade, com essa preocupação, esta gestão quer em ouvir o conjunto dos estudantes e esta chamando os alunos a comporem o CRC que será realizado no fim do mês de Outubro.

O CRC tem como objetivo reunir um ou mais representantes de classe que não necessariamente tem de ser o representante de classe vigente dentro da turma, mas sim, ser um aluno votado para levar as posições da sala, depois de debaterem os assuntos abordados no material para esse Conselho. Lembrando que o representante pode ter opiniões opostas ao conjunto dos estudantes de sua turma, porém tem a responsabilidade de levar a reunião o posicionamento coletivo e, tendo uma visão diferente poderá expor à sala posteriormente.

A importância da representação e o papel do CRC

O representante de classe tem a responsabilidade de dar o informe a sua sala sobre todas as pautas discutidas dentro do Conselho, debater com a sala, levar as ideias acumuladas e discutidas, fomentar o debate e acima de tudo buscar representar os interesses dos que não são ouvidos sendo assim, uma ponte entre o Diretório Acadêmico e o conjunto dos estudantes afim de que saibamos as posições, as demandas dos cursos, e varias outras questões que não teríamos como saber se não houvesse esse elo de ligação, que é forjado através do representante compondo o CRC.

Mais do que nunca é necessário nos organizarmos como estudantes, debatermos as pautas do documento não esquecendo de como isso afeta o futuro de nossa universidade ligado diretamente a situação política nacional, os ataques que o governo Temer vem fazendo descaradamente e em ritmo extraordinariamente rápido à educação, como a escola sem partido e a PEC 241 que congela os investimentos na educação e na saúde por 20 anos.

Um pacote de precarização imposto aos trabalhadores e a juventude do Brasil que nós, como estudantes universitários, trabalhadores e futuros profissionais de nossas áreas não podemos aceitar.

Nesta estrutura antidemocrática que é a reitoria com os seus conselhos e órgãos onde os alunos não tem voz, nós queremos criar um espaço nosso dentro da universidade, onde a gente possa se ouvir para nos fazermos ser ouvidos, queremos que os alunos tomem de vez as rédeas da universidade, somos maioria dentro da estrutura e podemos nós mesmos administrarmos e disputarmos o destino da universidade e o CRC é uma ferramenta e um pequeno passo para alcançarmos isso. Os professores já estão se movimentando, querem tirar a reitoria, processo já em aberto e nós os estudantes como nos posicionamos com relação a isso? Sabemos o que está acontecendo? Então vem pro CRC, debater e pensar juntos o que podemos fazer para salvar a FSA juntos!




Tópicos relacionados

Eleições D.A - FSA 2016   /    #FSA   /    Universidade   /    Juventude

Comentários

Comentar