×

LUTA CONTRA OS AJUSTES | Direto de greve dos professores e servidores públicos do Paraná

Maíra MachadoProfessora da rede estadual em Santo André, diretora da APEOESP pela oposição e militante do MRT

sexta-feira 20 de fevereiro de 2015 | 17:20

Em meio a uma greve histórica que completa hoje seu décimo dia, nós do Movimento Nossa Classe - Professores pela Base, enviamos ao Paraná, Maíra Viscaya e Milena Bagetti para acompanhar e prestar solidariedade ativa a essa luta que envolve os trabalhadores da educação e diversos outros servidores públicos.

O dia de hoje está marcado por uma tentativa de negociação do sindicato dos professores com o governo estadual. A reunião acabou de começar, mas aparentemente não trará a conquista esperada pelos professores, pois o governo já anuncia uma nova tentativa de votar seu pacote de maldades contra a educação pública do Paraná na próxima segunda feira, dia 23/02.

Os professores lutam contra a adequação no plano de carreira, que prevê um achatamento nos salários e o fim das promoções e progressões dentro da carreira. Além disso, lutam contra a precarização esmagadora que o governador Beto Richa quer implementar nas escolas. Salas lotadas e demissão de funcionários discentes fazem parte do pacote, assim como vemos acontecer em São Paulo.

Conversamos com diversos professores que fazem questão de afirmar que a luta não é por salário e sim por uma educação de qualidade, onde estejam garantidas as condições mínimas para que as aulas sejam dadas, pela continuidade dos projetos que estavam sendo desenvolvidos e pela manutenção dos planos de carreira. Outra questão muito importante que motiva a greve, é o pagamento dos direitos dos professores com contrato precarizado de trabalho, pois como fez Alckmim com os professores "categoria O" em São Paulo, o governo do Paraná encerrou contratos e não pagou os direitos devidos aos professores PSS.
Os professores garantem, vão lutar até a vitória e se orgulham por poderem dar um exemplo de que é preciso lutar e de que é possível vencer!

MaÍra Viscaya e Milena (direto da Assembleia Legislativa de Curitiba-PR)




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias