×

VIOLÊNCIA POLICIAL | Dinheiro gasto em operações policiais poderia comprar 18 milhões de doses de vacinas

Pesquisa revela que o dinheiro gasto com a repressão e assassinatos pelas mãos da polícia nas favelas e bairros pobres do Rio de Janeiro e São Paulo, ajudaria na compra de 18 milhões de vacinas contra a covid-19.

terça-feira 30 de março de 2021 | Edição do dia

Foto: Carl de Souza/AFP

A farsa das guerras as drogas tem um preço alto no cotidiano dos negros e pobres, a presença do Estado nas favelas e periferias de São Paulo e do Rio de Janeiro são amostras do racismo estrutural e da brutalidade policial. Segundo o estudo CESeC (Centro de Estudos de Segurança e Cidadania), por ano Rio de Janeiro e São Paulo gastam o equivalente a R$5,2 bilhões de reais com as operações policiais nas favelas, esse mesmo valor garantia a compra de 18 milhões de vacinas contra o covid-19, ou seja, as irracionalidades do sistema capitalistas provam mais uma vez que seus interesses não é preservar a vida.

Segundo dados da pesquisa, no Estado de São Paulo para cada grupo de 100mil habitantes, 500,9 pessoas estão presas, 57% dessas pessoas são negras. No Rio de Janeiro o número de encarcerados é 305,8 pessoas por 100mil habitantes, 74% dessas pessoas são negras.

Conforme o país avançou com o aprofundamento do golpe institucional de 2016, combinado com o próprio avanço da extrema direita no governo Federal e em alguns capitais do Brasil, como por exemplo, , os números de mortos pela violência policial bateu recordes de assassinatos.

LEIA TAMBÉM: Polícia no governo Cláudio Castro é mais letal que no governo de Witzel

A pandemia veio para mostrar que os setores mais oprimidos da classe trabalhadora, são os mesmo que mais morrem com covid e com a bala da polícia. Os negros e os pobres seguem sendo os mais expostos ao coronavírus e brutalidade policial, são sistematicamente negados do direito a saúde de qualidade, educação e moradia.Pelo fim da instituição policial racista e assassina, responsável pelas inúmeras mortes de pessoas pobres e negras nas favelas e periferias de todo país.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias