×

APOSENTADORIA | Dilma vetará reajuste de aposentadorias acima da inflação

quinta-feira 30 de julho de 2015 | 01:37

Como já se esperava, o governo Dilma vai vetar regra que reajustaria aposentadorias segundo o mesmo mecanismo do mínimo, que eleva o reajuste a patamares superiores aos do aumento da inflação no período. A regra foi aprovada pela Câmara e significou uma derrota para o governo. Agora Dilma vetará e não apresentará nenhuma contra-proposta para que não haja possibilidade de sofrer mais alterações ao voltar para o Congresso.

A votação da medida se transformou em um cabo de guerra entre o governo e oposição de direita. A base governista também esteve “pouco presente” nas votações mais importantes. Isso porque o veto de Dilma, no sentido de diminuir os gastos públicos, se enquadra em uma série de medidas de ataques, que retiram direitos e elevam os custos de vida dos trabalhadores, o que vem rebaixando muito a popularidade do governo. A oposição de direita, faz demagogia, pois no central também tem acordo com as medidas de ajuste fiscal.

Agora Dilma irá vetar e em contraposição propõe o mecanismo de reajuste superior à inflação apenas para as aposentadorias que atinjam no máximo o valor vigente do salário mínimo. Para o governo, os ordenados superiores a este valor devem ser reajustados na mesma proporção da reposição da inflação acumnulada no período, o INPC (Índice Nacional de Preços ao consumidor), que será de 6,23%, segundo o jornal Folha de São Paulo.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias