×

Dilma poderá ser investigada pelo TCU por prejuízo bilionário na Petrobras

sexta-feira 6 de novembro de 2015 | 00:00

O Tribunal de Contas da União (TCU) fará uma nova fiscalização para analisar a responsabilidade do conselho de administração da Petrobras em relação aos atrasos e decisões que prejudicaram os andamentos das obras e a consequente paralisação das refinarias Premium I e II.

A decisão foi comunicada na quarta-feira (4) pelo ministro relator José Múcio e implica em questionar a presidente Dilma Rousseff. Ela presidiu o Conselho entre 2003 e 2010. De acordo com oTCU, a primeira vez que o projeto de investimento nas refinarias Premium apareceu no plano de negócios da Petrobras foi no planejamento do período 2007-2011 portanto, durante a gestão de Dilma à frente do Conselho. O TCU no entanto não menciona nenhum nome dos integrantes do Conselho em seu processo

Em seu balanço patrimonial de 2014, a Petrobras registrou prejuízo contábil da ordem R$ 2,8 bilhões em relação aos dois projetos previstos para serem erguidos no Maranhão (I) e no Ceará (II).

Esta parece ser mais uma frente para desgastar Dilma, mantendo a tensão e a constante ameaça de impeachment, que nunca é levada até o final e permanece como impasse, mas serve para deixar o governo defensivo, ao passo em que segue a pressão e o consenso pelos ajustes e ataques aos trabalhadores.
Por outro lado, a mesma Petrobras em crise e saqueada pela corrupção e pela privatização, no momento é cenário de uma importante greve de trabalhadores, que deveria tomar para si também a demanda pela investigação independente e confisco dos bens de todos os responsáveis pelos desvios da empresa, uma vez que essa demanda é dos trabalhadores e da população. A CUT, principal direção da categoria, separa a luta contra a privatização da luta contra a corrupção porque precisa poupar o governo do qual faz parte como braço direito. Mas aos petroleiros, e a todos os trabalhadores, interessa, sim, investigar todos os casos de corrupção, não como medida de força entre as disputas dos políticos burgueses, mas para realmente investigar e reaver o patrimônio roubado, da mesma forma que interessa lutar contra as tentativas de colocar toda a riqueza da Petrobras diretamente a serviço de enriquecer a burguesia, as custas dos direitos dos trabalhadores.
Esquerda Diário/Agência Estado




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias