×

CRISE | Dilma, Lula, o PT e os de cima descarregam a crise nas nossas costas

A situação está marcada pelos escândalos de corrupção, a crise do governo e a crise econômica. Cresce a insatisfação com os de cima, pois além da descrença com os políticos, sente-se cada dia mais os ataques. Aumenta a luz, fecham escolas, atacam direitos e salários, muitos estão no desemprego ou afundados em dívidas.

Diana AssunçãoSão Paulo | @dianaassuncaoED

quinta-feira 15 de outubro de 2015 | Edição do dia

A situação está marcada pelos escândalos de corrupção, a crise do governo e a crise econômica. Cresce a insatisfação com os de cima, pois além da descrença com os políticos, sente-se cada dia mais os ataques. Aumenta a luz, fecham escolas, atacam direitos e salários, muitos estão no desemprego ou afundados em dívidas.

Cada vez mais aumenta a percepção de que todos os partidos da ordem, o PT, PMDB, PSDB e todos são “farinha do mesmo saco”. Mas a maioria vê em Dilma e no PT o principal responsável. Não poderia ser diferente se tratando do PT que comanda o governo federal desde 2002, sempre com Lula coordenando tudo “por trás” de Dilma.

Falam de “golpismo” para angariar apoio enquanto atacam

O petismo-lulismo seguem sua operação que coloca o centro na luta contra “o golpe” que estaria em curso. Querem movimentar alguma opinião pública a favor do governo como “menos pior”. Colocam como se Dilma não estaria governando porque a direita não deixa, mas ela está sim governando e descarregando o ajuste nas nossas costas.

A própria Dilma declarou em entrevista “de bastidores” quando questionada se havia clima de golpe: “não acho que ela tenha condições materiais de ocorrer não”. Dilma sabe que a burguesia nacional e imperialista não tem a linha até agora de derrubá-la, pois sua principal preocupação é garantir os ajustes e Dilma está sendo muito funcional controlando a burocracia sindical que poderia criar obstáculos. Ao mesmo tempo, a burguesia “deixa correr” as ameaças de “impeachment”. Faz isso porque desgasta Dilma, Lula e o PT, dificulta o “Lula 2018”, a pressiona em ceder mais espaço no governo para o PMDB e seguir sem fazer nenhum “ajuste” contra os capitalistas, sob a “ameaça” de que pode sofrer um “impeachment”.

Quando colocamos limite ao “clima de golpe”, não é porque PSDB, DEM, Bolsonaro, Aécio, Cunha, Temer e outros não sejam “tão ruins”, mas porque estão disciplinados pela burguesia que quer governabilidade para atacar. Os trabalhadores precisam repudiar veementemente essa direita racista, homofóbica, anti-trabalhador e anti-pobre, da qual Aécio e Cunha são alguns expoentes. O que estamos ressaltando é que não podemos achar que o governo é aliado nisso e precisa ser sustentado, ele está com a direita. Governo e oposição se atacam dia-a-dia, mas estão todos unidos no ajuste contra os trabalhadores e o povo. O verdadeiro golpe em curso, é contra os trabalhadores e a juventude.

CUT e CTB são “braços sindicais” dos partidos do governo dos ajustes

A CUT é dirigida pelo PT. A CTB pelo PCdoB. Ambos partidos do governo que estão aprovando os ajustes contra o povo. Não podemos cair no engano como se a central sindical fosse outra coisa. Tanto que no recente Congresso da CUT estão Dilma, Lula e todos juntos.

Apesar de aceitar fazer um ou outro ato de rua quando Dilma está ameaçada e para aparecer como quem luta, a burocracia sindical passou a ser agente da implementação dos ajustes ou negociadora de ataques “menos piores”, bloqueando, isolando ou dividindo as lutas. Isso não significa que justamente por estarem desgastadas, podem fazer algum discurso de “esquerda” e até algumas greves, porém para defender nossos direitos e derrotar os ajustes esta burocracia precisa ser derrotada.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias