Política

DIA NACIONAL DE LUTA

Dia Nacional de Luta fica aquém do que a classe trabalhadora precisa

Hoje, dia 16, as centrais sindicais de todo o Brasil chamaram um dia de luta contra os ataques do governo Temer. Na Paulista um ato unificado marcou o dia em São Paulo.

quarta-feira 17 de agosto| Edição do dia

O Dia Nacional de Luta, convocado pela CUT, UGT, CTB, Força Sindical, Intersindical e CSP-Conlutas foi marcado, em São Paulo, por ato na Avenida Paulista, em frente ao prédio da Fiesp. Algumas centenas de pessoas se reuniram ali, sob os gritos de “Fora Temer” para protestar contra os ataques do governo golpista.

Diversos Sindicatos atenderam ao chamado, como os dos metalúrgicos do ABC, Bancários e o Sintusp. Veja o vídeo de Marcello Pablito, diretor do Sintusp, direto do ato na Paulista.

Veja também a cobertura do Esquerda Diário como esse dia também foi organizado longe das bases dos trabalhadores em Minas Gerais e como o dia de luta, anunciado na paulista como uma paralisação na Mercedes no ABC foi na verdade uma assembleia na sede do sindicato enquanto a fábrica está em férias coletivas e demitindo.

A construção do dia 16/8 foi muito aquém das necessidades da classe trabalhadora. O imobilismo das centrais sindicais impede uma mobilização de fato nas ruas contra o governo golpistas e os ataques que seguem desde o governo do PT. CUT e a CTB seguem a orientação do PT de não organizar nada de verdade para resistir. A Força Sindical dirigida pelo golpista Paulinho também tem interesse em se movimentar, graças a acordos com a FIESP e as patronais para atacar a classe trabalhadora.

Cabe à esquerda construir de fato um verdadeiro plano de lutas que obrigue CUT e CTB a romper com o imobilismo. Organizar nas bases dos sindicatos assembleias que permitam os trabalhadores se organizarem por suas demandas específicas e contra o conjunto dos ataques do governo Temer.

Veja abaixo fotos do ato na paulista:




Tópicos relacionados

CUT   /    Governo Temer   /    Política   /    Mundo Operário

Comentários

Comentar