×

ALEMANHA | Dia Mundial da Saúde: Calar a boca por causa do bônus único? Não é com a gente!

A tempo do Dia Mundial da Saúde, as enfermeiras devem receber pagamentos pelo ônus adicional da crise do corona. Mas isso está longe de ser suficiente.

quarta-feira 8 de abril de 2020 | Edição do dia

TRADUÇÃO: klassegegenklasse

Hoje, terça-feira, no Dia Mundial da Saúde, a Organização Mundial da Saúde (OMS), que neste ano tem o lema "Apoiando enfermeiras e parteiras". Isso tem sido feito desde 1948 para chamar a atenção do público para um problema de saúde em mudança. Agora, na era da pandemia do corona, o fato mais notada é que os funcionários dos hospitais desempenham um trabalho essencial e precisam de muito suporte.

Depois de vir ignorando as demandas dos trabalhadores da saúde por anos, as empresas da saúde e o governo da Baviera anunciaram agora o que querem dizer com suporte às trabalhadoras: bônus únicos.

Em todo o país, as e os trabalhadores da enfermagem da BVAP, devem receber até 1.500 euros em julho, conforme negociado pelo sindicato. De acordo com o sindicato, o bônus deve ser pago à equipe de enfermagem, auxiliares de enfermagem e diretores de enfermagem, bem como acompanhantes do dia a dia, trabalhadores e assistentes. Os estagiários devem receber um pagamento superior a 900 euros. Na Baviera, o primeiro-ministro Söder já havia prometido uma taxa única de 500 euros para as cuidadoras.

Os auxílios financeiros são corretos e necessários. No entanto, ninguém pode ser excluído desses pagamentos. Porque não apenas os funcionários do acordo coletivo com o BVAP ou apenas os funcionários da Baviera estão expostos a uma carga maior na atual crise. O mesmo se aplica aos muitos trabalhadores terceirizados, por exemplo em tecnologia ou limpeza. Para isso, precisamos de um acordo coletivo uniforme, o fim de toda a terceirização, que sejam efetivados!

Acima de tudo, porém, é claro que os funcionários certamente não podem ser enganados com uma espécie de dinheiro que pretende ser um “cala boca”. Afinal, nenhum dos inúmeros problemas no sistema de saúde, como a falta de roupas de proteção, a falta de pessoal e as novas medidas de redução de custos, é realmente eliminado. E os salários não melhoram com um bônus único.

Um bônus no pagamento nem de longe é o suficiente! Continuamos na luta por melhores salários, pela nacionalização do sistema de saúde, a serviço dos trabalhadores e pacientes!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias