×

ARGENTINA | Despejo e repressão em Guernica: um ponto de inflexão na situação na Argentina

Após três meses de ocupações, o Governo interrompeu as negociações e enviou uma forte repressão contra as famílias sem teto em seu próprio espaço, a província de Buenos Aires. Dias antes, a vice-presidente Cristina Kirchner havia pedido um acordo nacional com os poderosos: hoje é possível ver as primeiras consequências dessa política. Guernica, um laboratório de quem é quem face à crise.

Fernando ScolnikBuenos Aires | @FernandoScolnik

sexta-feira 30 de outubro de 2020 | Edição do dia

As imagens percorreram o país, numa espécie de cadeia nacional em que os setores mais concentrados do poder aprovavam o que acontecia: na madrugada desta quinta-feira, uma grande operação policial a mando de Sergio Berni, ministro de Segurança de Kicillof e ex-militar, liderou um operativo de guerra em Guernica.

Longe de um “Estado Presente” para atender às necessidades dos mais negligenciados, como dizem alguns relatos, o monstruoso destacamento policial foi para despejar famílias sem-teto com balas de borracha, escavadeiras, gases e paus, que pediam há três meses pelo direito básico de ter uma casa. De forma violenta, as forças repressivas até queimaram seus precários abrigos em que estavam até hoje.

Muitos dos ocupantes do imóvel, que resistiram por longas horas, são os mais afetados pela crise, aqueles que ficaram sem trabalho durante a quarentena e não podiam mais pagar o aluguel, mas estão dispostos a lutar contra ela.

No início do despejo, o deputado da Frente de Esquerda, Nicolás del Caño, tomou a palavra no Congresso Nacional para denunciar que “o que se está vendo é que a Frente de Todos foi um verdadeiro estelionato eleitoral, porque em poucos minutos irão votar o orçamento de ajustamento ao serviço do FMI ”.

Uma coisa e outra vão de mãos dadas: os planos que vão consensuar com o FMI só fecham com repressão a quem sai para lutar para não ficar desempregado, na miséria, na precariedade de vida. No ano que vem nem haverá Renda Familiar Emergencial (IFE), em um país onde a pobreza já atinge quase metade da população.

O Governo ordenou a repressão contra muitos dos seus eleitores, a quem mentiu quando disse “primeiro os últimos”. Muito pelo contrário, especuladores imobiliários e proprietários rurais, que são os verdadeiros usurpadores de terras que em casos como este nem sequer apresentaram títulos de propriedade, recebem os “serviços” da repressão do governo, enquanto nos pobres eles metem bala, na melhor tradição do peronismo de Duhalde e Ruckauf na província de Buenos Aires. Como disse a legisladora da Frente de Esquerda Myriam Bregman na Assembleia Legislativa da Cidade de Buenos Aires, “hoje venceram os usurpadores”.

O "progressismo" de Kicillof foi uma mentira clara. Porque Sergio Berni continua na chefia do Ministério de Segurança depois de tantos escândalos como o de Facundo Castro [assassinado pela polícia de Buenos Aires], hoje é bem mais claro, assim como os motivos pelos quais o Governo cedeu há algumas semanas à chantagem armada de uma polícia, a qual necessita para reprimir.

Kicillof, kirchnerista e governador de Buenos Aires, e Sergio Berni

O que é significativo é que há menos de vinte dias o próprio presidente Alberto Fernández havia dito que "não endosso a ocupação de terras, mas a resposta não é espancá-los com um juiz e um policial".

Porém, o que aconteceu foi o contrário. O Governo decidiu nesta quarta-feira romper as negociações que estava a desenvolver com a maior parte das organizações e representantes de Guernica, e prosseguir com o despejo violento.

Fica difícil separar esta decisão do partido no poder da carta que a vice-presidente Cristina Kirchner publicou esta segunda-feira, quando pediu, como saída da crise, um "grande acordo nacional" com todos os “setores políticos, econômicos, midiáticos e sociais".

Ou seja, pediu um acordo que inclua Clarín, Techint, a Sociedade Rural e muitos dos setores do poder que costumam ser vencedores, e que nos últimos tempos pediram "respeito à propriedade privada" e mais ataques e ajustes, apesar de o Governo ter recuado em Vicentin e nem sequer votado o seu tímido imposto sobre as grandes fortunas. É importante notar também que esses mesmos setores do poder foram cúmplices da ditadura genocida, em alguns casos com campos de concentração dentro de suas empresas. O apelo ao pacto inclui também a Igreja, que se manifestou novamente para repudiar as aquisições, e a burocracia sindical, sempre cúmplice de todos os ataques ao povo.

O leitor atento perceberá a virada que se deu, em relação ao ocorrido há algumas semanas, quando a ex-presidente criticou o ato de Alberto Fernández de 9 de julho com esses mesmos setores, ao divulgar uma nota de Alfredo Zaiat no Twitter em Página 12, que deu origem a uma grande polêmica dentro do partido no poder.

Mas diante da aceleração da crise econômica, com pressões de desvalorização e uma economia em queda livre, as margens de ação foram limitadas e a carta de Cristina Kirchner foi um endosso explícito a uma virada para a direita, que teve seu debut na repressão de Guernica, ao mesmo tempo que se preocupou em dedicar algumas linhas milimetricamente pensadas para a difícil tentativa de se preservar, assinalando que Alberto é quem governa e criticando certos erros ou funcionários.

Na tarde de quarta-feira, ficou claro que o governo Kicillof não tinha uma solução real para as famílias sem-teto. A sua “proposta” de negociação foi um embuste que deixou centenas de pessoas sem nada, numa situação de total incerteza, para passar o Natal e o verão nas mesmas condições de hoje, sem abrigo, frio, expostas às tempestades. Confrontado, com a rejeição lógica deste engano, por assembleias de diferentes bairros da ocupação, a repressão seguiu.

Na terça-feira, o presidente Alberto Fernández o havia alertado de certa forma: “Dizer que a propriedade privada está em risco é uma estupidez profunda”. Hoje Berni e Kicillof demonstraram que os interesses dos poderosos são protegidos, os da classe trabalhadora, não.

Um significado de fundo: quem é quem em face da crise

Guernica não é apenas Guernica. A repressão, que não é a única, mas se soma às que aconteceram em outras partes da Grande Buenos Aires, Neuquén, Tucumán e outros lugares, visa colocar "ordem" em face de uma crise de enorme profundidade que só se agravará sob o novo acordo a ser assinado com o FMI.

Guernica é também uma mensagem que visa desencorajar, pela força da repressão, todos aqueles que querem sair e lutar por moradia, trabalho, saúde ou educação. Mas a realidade é que no próximo período a luta de classes se intensificará, como sempre foi em toda grande crise nacional, com todos os setores que não estão dispostos a arcar com os custos e sair e lutar pelos seus direitos.

Guernica também é um laboratório que mostra quem é quem diante da crise. De um lado, o Governo, suas forças de repressão, a direita e a mídia contra as famílias sem-teto. A Frente de Todos mostrou o abismo entre as promessas de campanha e o seu papel na hora de governar. A burocracia sindical que faz parte deste espaço, como sempre, ausente sem avisar, cúmplice do poder.

Por outro lado, a esquerda e algumas organizações sociais junto dos que lutam, porque não aceitamos um país de miséria enquanto os partidos capitalistas entregam o país ao FMI e aos grandes empresários, sempre validando e naturalizando o caminho que começou a ditadura genocida e o menemismo, e esse peronismo e radicalismo “legalizados” com o Pacto de Olivos de 1994 numa Constituição que ainda está em vigor.

As famílias Guernica demonstraram uma enorme vontade de resistir e se organizar (com um papel muito destacado para sua Comissão de Mulheres), passando por três meses de chantagens, ameaças e intimidações. Elas são um exemplo.

No nosso caso, desde o primeiro momento, o PTS-Frente de Izquierda Unidad e La Izquierda Diario estiveram junto com eles, apoiando e promovendo a mais ampla unidade e solidariedade com sua luta.

Ao mesmo tempo que defendemos que através das assembleias os próprios ocupantes são os sujeitos da sua luta, contra todos os métodos burocráticos das diferentes organizações, demos a nossa contribuição colocando todas as nossas forças para promover campanhas de apoio nos locais de trabalho, estudo, nos bairros, recebendo doações nos dias mais difíceis a céu aberto, lutando pela união de todos os empregados e desempregados, trabalhadores efetivos e precários, estudantes, movimento de mulheres, organizações de direitos humanos. Porque só na unidade da luta de todos os setores explorados e oprimidos haverá um caminho para que esta crise não seja um novo saque histórico contra as grandes maiorias.

Nesta batalha, devido à política das burocracias sindicais, os batalhões centrais da classe trabalhadora não intervieram em apoio aos seus irmãos de classe. É por isso que se levanta mais do que nunca a necessidade de fortalecer a luta por influência nos sindicatos, para lutar contra as burocracias e tirar essas organizações poderosas de sua paralisia. A enorme força social da classe operária, mobilizada para a luta, provocaria uma mudança radical na relação de forças.

Também colocamos todas as nossas forças, desde La Izquierda Diario e nossos deputados e deputadas em todo o país, para desmascarar as mentiras dos poderosos, lutar para que a luta de Guernica seja uma causa popular e promover uma campanha democrática contra a repressão.

A luta de Guernica continua, mas suas primeiras conclusões são indispensáveis para uma crise que está apenas em seus primeiros capítulos e terá grandes fatos sobre a luta de classes.

No final desta nota, os vizinhos estão se reorganizando e decidindo os próximos passos em sua luta. Devemos cercá-los de solidariedade e dar passos em cada luta no caminho de recuperar as organizações de massas para a luta e construir uma alternativa política para os trabalhadores, com um programa para que os capitalistas paguem pela crise.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias