×

Denúncia: Diretoria da Honda está em casa, mas funcionários seguem indo aos postos de trabalho

sábado 21 de março de 2020 | Edição do dia

Foto (Jornal do Carro, Estadão)

Em mais uma das dezenas de denúncias que recebemos no Esquerda Diário, trabalhadores da Honda são obrigados a irem normalmente ao trabalho e só serão liberados para a quarentena do Coronavírus dia 25/03 (quarta-feira), conforme a própria empresa tornou público, enquanto diretoria já está em quarentena faz dias. A questão não é para amanhã: as empresas capitalistas levam tão a sério o combate à pandemia e o risco de vida dos trabalhadores quanto os governos. Ou seja, não levam a sério. Liberem imediatamente seus trabalhadores!

As montadoras de carro brasileiras poderiam estar produzindo respiradores para ajudar no combate à doença. Não estão! E além de não ajudar, obrigam seus trabalhadores a irem trabalhar com medo diário de serem infectados e contagiarem seus familiares. Todas as montadoras já anunciaram que vão parar, algumas já pararam, como Volkswagem, Ford e Volvo, outras, como Renault e Toyota, afirmar que irão parar na semana que vem.

A Honda, que possui duas fábricas em São Paulo, em Sumaré e Itirapina, anunciou que irá parar totalmente na quarta-feira (25), mas já mantém algumas áreas em homeoffice e diretoria toda em quarentena.

É uma grandíssima injustiça que sejam os trabalhadores que são explorados todos os dias que não tenham sido liberados para a quarentena, e, ao contrário, a diretoria, que retira do trabalho desses a mais-valia, possa ficar em casa, tranquilos, enquanto os trabalhadores, nesse momento de crise social aguda, temem por suas vidas e de seus familiares. É uma injustiça tão grande quanto a primeira que governos como Bolsonaro, Witzel, Dória e outros façam planos ultra demagógicos, não para salvar a vidas das maiorias trabalhadoras, mas para proteger o lucro de empresas capitalistas como a Honda, ao invés de investirem em construção de mais leitos, contratação de funcionários e a diminuição de seus jornadas de trabalho. Além de testes para todos que quiserem.

Exigimos liberação imediata dos trabalhadores que não estão em funções essenciais para o combate a crise, como a saúde. E que testes massivos sejam feitos, gratuitamente, a toda população, além de informações acuradas sobre os casos de coronavírus.
Nossa saúde vale mais que o lucro deles!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias