×

#MRTnoPSOL | Declaração da LSR sobre o pedido de ingresso do MRT no PSOL

Apoiamos seu ingresso no partido como tendência interna desde já e esperamos que sejam parte do processo coletivo de balanço dos erros sectários e oportunistas da esquerda brasileira e de sua recomposição classista e revolucionária.

quarta-feira 22 de julho de 2015 | 20:16

Reproduzimos declaração da LSR publicada originalmente em seu site.

No último final de semana, o Congresso da organização Movimento Revolucionário dos Trabalhadores (MRT, ex-LER-QI) tomou a decisão de solicitar o ingresso dessa organização no PSOL como tendência interna do partido.
Essa decisão é mais um elemento a reafirmar que o PSOL se transformou em um polo decisivo da reorganização e recomposição da esquerda socialista no Brasil.
Não se trata ainda, como todos nós do PSOL sabemos, de uma ferramenta política acabada e plenamente consolidada, do ponto de vista estratégico, para a luta socialista e revolucionária. Ainda assim, representa um instrumento fundamental para o combate pela esquerda aos governos do PT e da direita tradicional e os ataques que estes governos desferem contra a classe trabalhadora. A campanha de Luciana Genro no ano passado é um exemplo disso.
A esquerda brasileira que não se vendeu ou se rendeu junto com o PT estaria ainda mais fragmentada, dispersa e inexpressiva sem a existência do PSOL. Mesmo com os erros cometidos e os riscos ainda existentes quanto aos rumos do partido.
O esforço permanente para que diversas e múltiplas forças políticas da esquerda brasileira convivam e atuem conjuntamente, também transforma o PSOL em um espaço privilegiado para o debate político tático e estratégico tão necessário ao processo de reconstrução da esquerda socialista com influência de massas no Brasil.
Por tudo isso, em nosso entendimento, o MRT tomou a decisão correta em seu Congresso. O mesmo vale para militantes autênticos da classe trabalhadora das mais diversas origens que hoje buscam o PSOL como instrumento de luta e uma alternativa de esquerda. Não nos cabe colocar obstáculos a nenhum desses setores, mesmo que tenhamos divergências políticas.
O mesmo, no entanto, não vale em relação a oportunistas e carreiristas que buscam uma bandeira limpa para manipular depois do naufrágio do “Titanic” petista ou de outros partidos da ordem burguesa. Não aceitamos que socialistas sejam impedidos de ingressar no PSOL e oportunistas sejam aceitos sem qualquer questionamento.
A LSR mantém um esforço permanente no sentido da construção da unidade da esquerda socialista para vencer o Capital. Da nossa capacidade de superar o sectarismo e a autoproclamação e construir uma unidade consequente em torno de um programa alternativo dos trabalhadores é que dependerá, em grande parte, o desfecho da grave crise atual.
Consideramos positivo que o MRT tenha reavaliado sua postura frente ao PSOL e tente buscar corrigir equívocos anteriores. Apoiamos seu ingresso no partido como tendência interna desde já e esperamos que sejam parte do processo coletivo de balanço dos erros sectários e oportunistas da esquerda brasileira e de sua recomposição classista e revolucionária.

22/07/2015

Comitê Executivo da LSR - Liberdade, Socialismo e Revolução
Corrente do PSOL e seção brasileira do Comitê por uma Internacional dos Trabalhadores – CIT




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias