×

UnB | DOSSIÊ UnB 60 Anos: A balbúrdia que fez tremer a ditadura e o projeto burguês de universidade

A UnB tem história em cada canto de seus prédios - com a qual Bolsonaro e a extrema-direita perdem o sono. É mais do que nunca urgente retomar a subversão histórica e a disposição de luta desses estudantes na luta contra a ditadura militar e o projeto burguês de universidade. Principalmente, agora diante do retorno presencial, momento em que os estudantes querem se libertar, viver intensamente a experiência universitária em seus mais profundos aspectos culturais, científicos e sociais. Apresentamos aqui um Dossiê nesses 60 anos da Universidade de Brasília.

quinta-feira 21 de abril | Edição do dia

Leia os textos e veja fotos que compõem o Dossiê abaixo. Estaremos publicando mais reflexões acerca do tema neste próximo mês. Acompanhe pelo Esquerda Diário.


O mito fundador da UnB: universidade do futuro ou tecnocracia burguesa?

Esse texto foi escrito como contribuição para refletir os 60 anos da Universidade de Brasília à luz do seu projeto inicial de fundação articulado por Darcy Ribeiro, Anísio Teixeira, João Calmon, Oscar Niemeyer, JK, Jango e outros intelectuais e políticos importantes de sua época. A questão é pensar: a UnB foi pensada para ser elitista? Porque os filhos dos trabalhadores em sua maioria ainda não podem estudar nela? Isso era diferente antes? Afinal, a que o projeto fundador da UnB se propunha?

Henry Kissinger na UnB: 40 anos de um motim anti-imperialista

Na época as universidades brasileiras ainda viviam sob censura acadêmica e vigilância por parte da ditadura militar. O ex-secretário de estado dos EUA Henry Kissinger chegou na UnB para ministrar uma palestra e acabou expulso por uma fenomenal ação do movimento estudantil. O fato completa 40 anos em novembro de 2021

A UnB em imagens: luta, repressão e subversão

A UnB tem história em cada canto de seus prédios - com a qual Bolsonaro e a extrema-direita perdem o sono. É mais do que nunca urgente retomar a subversão histórica e a disposição de luta desses estudantes diante do retorno presencial, momento em que os estudantes querem se libertar, viver intensamente a experiência universitária em seus mais profundos aspectos culturais, científicos e sociais. O compilado de fotos a seguir vai no sentido de recuperar essa história e pensar os desafios de hoje.

UnB, Ensino Remoto e pandemia: uma visão crítica

Esse texto foi pensado a partir da Roda de Conversa Virtual - UnB, Ensino Remoto e pandemia: uma visão crítica - atividade da Calourada da Juventude Faísca Anticapitalista e Revolucionária em 2021. Um ponto de partida para pensar criticamente a UnB e qual universidade queremos para o futuro.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias