×

ROSA LUXEMBURGO | Curso sobre o legado revolucionário de Rosa Luxemburgo reúne militantes de todo o país

Rosa Luxemburgo foi, como disse Lênin, uma grande "águia revolucionária". Aos 100 anos de seu assassinato, como parte da ofensiva por resgatar o legado de Rosa Luxemburgo no Brasil, publicamos pelas Edições Iskra junto com a Boitempo Editorial a biografia escrita por Paul Frölich "Rosa Luxemburgo: pensamento e ação".

quinta-feira 4 de abril de 2019 | Edição do dia

Foram feitos lançamentos do livro em várias cidades e estados do país, nos quais buscamos aprofundar as reflexões sobre os grandes debates que marcaram a vida de Rosa, e agora, militantes do Movimento Revolucionário de Trabalhadores (MRT) e independentes de várias regiões do país, participaram do curso realizado no dia 23 de março, ministrado por Gilson Dantas e Diana Assunção.

Gilson Dantas é professor de sociologia do Departamento de Serviço Social da UNB e Diana Assunção é dirigente do MRT, fundadora do grupo de mulheres Pão e Rosas e autora do prólogo da publicação. Ambos em suas abordagens durante o curso se concentraram em pensar como os revolucionários podem se apropriar das reflexões abertas por Rosa Luxemburgo e dos debates de estratégia dos quais ela participou em seu tempo, inclusive o seu combate contra as tendências reformistas em seu partido, manifestos em seu livro Reforma ou Revolução?, um combate muito atual para todos os militantes dos dias de hoje, que vêem a figura de Rosa Luxemburgo ser deturpada e descontextualizada por variantes centristas e reformistas que reproduzem os erros estratégicos e políticos contra os quais a própria Rosa se pronunciou.

Também foi debatido nesse curso introdutório alguns dos equívocos ou insuficiências que ela possa ter levado adiante, assim como suas diferenças com Lênin no terreno da espontaneidade das massas, da questão da insurreição e da construção de partido, temas fundamentais para seguir pautando o pensamento revolucionário hoje.

Para o curso foram utilizados como referências teóricas o livro de Frölich, a obra de Rosa Reforma ou Revolução? e os debates do livro Estrategia Socialista e Arte Militar, de Emilio Albamonte e Matias Maiello, dirigentes do PTS, organização irmã do MRT na Argentina, parte da Fração Trotskista pela reconstrução da Quarta Internacional (FT-QI). Esse livro em breve será publicado em português pela editora Iskra.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias