Teoria

MULHERES NEGRAS E MARXISMO

Curso Mulheres Negras e Marxismo é uma arma para a luta antirracista, feminista e anticapitalista

Com quatro aulas semanais e ministrado pela fundadora do Quilombo Vermelho, Letícia Parks, o curso Mulheres Negras e Marxismo terá início nesta terça-feira, 06, trazendo debates sobre exploração e opressão, luta negra e luta de classes, se baseando nos clássicos marxistas e em debates atuais para fortalecer a luta das mulheres negras.

sexta-feira 2 de abril| Edição do dia

O livro “Mulheres Negras e Marxismo”, das edições Iskra é uma arma na mão das mulheres negras e todos seus aliados na luta anticapitalista, antirracista e feminista. O lançamento foi na última sexta-feira e contou com a participação de importantes convidadas como Mirtes Renata, mãe do menino Miguel, Renata Gonçalves, professora da Unifesp e Andrea D’Atri, fundadora do grupo internacional de mulheres Pão e Rosas.

Com o mesmo nome do livro, nesta terça-feira, 06, começará o curso do Campus Virtual do Esquerda Diário. O curso Mulheres Negras e Marxismo será dividido em quatro aulas, todas as terça-feiras às 20h, abordando conceitos chave para a construção de um pensamento marxista sobre a questão negra e de gênero. A ideia é buscar definir os conceitos de exploração e opressão e tratar da relação entre luta negra e luta de classes. A bibliografia disponibilizada no Campus Virtual, contém textos clássicos do marxismo, assim como debates contemporâneos que percorrem a luta das mulheres negras.

"Opressão e exploração; luta negra e luta de classes; negras no topo?; mulheres negras e estratégia socialista. Essas são as quatro aulas que vão conformar o curso. Espero ver vocês por lá pra gente debater essas grandes ideias sobre as mulheres negras na linha de frente na luta pela revolução aqui no Brasil"

O curso será ministrado por Letícia Parks, professora formada em Letras, uma das fundadoras do coletivo Quilombo Vermelho, de luta negra anticapitalista, militante do Pão e Rosas, coletivo que defende um feminismo socialista, além de ter participado da organização de outro livro das Edições Iskra, “Revolução e o Negro”.

Começando na terça-feira, 06 de abril, com término em 27 de abril, o curso é gratuito e as inscrições podem ser feitas no https://campus.esquerdadiario.com.br/https://campus.esquerdadiario.com.br/, onde está disponibilizada a bibliografia do curso. Essa plataforma também apresenta outros cursos sobre o pensamento marxista, grandes revolucionários, sua vida e obra, relacionando com a atualidade.




Tópicos relacionados

Campus Virtual   /    mulheres negras   /    Marxismo   /    Teoria   /    [email protected]

Comentários

Comentar